Uma CORRIDA TAL QUE SOMOS CAPAZES DE OLHAR CALMAMENTE EM VOLTA’
(RE)PENSANDO A NOÇÃO DE AÇÃO NO TRABALHO DO ATOR/ATRIZ
Palavras-chave:
atuação, contemplação, açãoResumo
As perguntas que estão na base desse texto são: o que é (ou pode ser) agir? E quem age/atua? O artigo tem, assim, o objetivo de (re) pensar a ação no trabalho do ator/atriz e, junto com ela, a noção de presença, a partir de um diálogo com o pensamento de Grotowski e com algumas noções caras às práticas contemplativas, como o silêncio, a atenção, a percepção e o possível afrouxamento dos hábitos mentais, afetivos e motores com os quais nos identificamos.
Referências
ATTISANI, Antonio. Um teatro apocrifo. Il potenziale dell’arte teatrale nel Workcneter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Milano: Edizioni Medusa, 2006.
FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos V. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. (Org. Manoel Barros da Motta.Tradução Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa).
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. (Org.) Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. São Paulo: Perspectiva, 2007 (Tradução Berenice Raulino).
GROTOWSKI, Jerzy. Perfomer. eRevista Performartus. Trad. Patrícia Furtado. Inhumas, ano 3, n. 14, jul., p.1 a 7, Jul. 2015.
GROTOWSKI, Jerzy. Holiday e Teatro delle Fonti. Florença: La Casa Usher, 2006
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
KAFKA, Franz. Contemplação/O Foguista. Trad. Modesto Carone. são Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
LARROSA, Jorge. A Experiência e o saber da experiência. In: LARROSA, Jorge.Tremores, Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015
MOTTA-LIMA, Tatiana. A Noção de escuta: afetos, exemplos e reflexões. Ilinx.Revista do Lume, Campinas, N.2, nov, p.1 a 19, 2012. Disponível em: <https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/viewFile/149/148> Acesso em 28/01/2108”.
MOTTA-LIMA, Tatiana. Atenção, porosidade e vetorização: por onde anda o ator contemporâneo? Revista Subtexto, Revista de Teatro do Galpão Cine Horto. Belo Horizonte, n.6, p. 28 a 36, 2006. Disponível em: <https://issuu.com/galpaocinehorto/docs/subtexto6> Acesso em 28/01/2018.
OIDA,Yoshi. O Ator invisível. São Paulo: Via Lettera, 2007.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. Rio de Janeiro: Companhia de Bolso, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.