Uma CORRIDA TAL QUE SOMOS CAPAZES DE OLHAR CALMAMENTE EM VOLTA’

(RE)PENSANDO A NOÇÃO DE AÇÃO NO TRABALHO DO ATOR/ATRIZ

Autores

  • Tatiana Motta-Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil

Palavras-chave:

atuação, contemplação, ação

Resumo

As perguntas que estão na base desse texto são: o que é (ou pode ser) agir? E quem age/atua? O artigo tem, assim, o objetivo de (re) pensar a ação no trabalho do ator/atriz e, junto com ela, a noção de presença, a partir de um diálogo com o pensamento de Grotowski e com algumas noções caras às práticas contemplativas, como o silêncio, a atenção, a percepção e o possível afrouxamento dos hábitos mentais, afetivos e motores com os quais nos identificamos.

Biografia do Autor

Tatiana Motta-Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil

Atriz e diretora teatral. Doutora pela UNIRIO. Professora adjunta no Departamento de Interpretação e no PPGAC da UNIRIO.

Referências

ATTISANI, Antonio. Um teatro apocrifo. Il potenziale dell’arte teatrale nel Workcneter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Milano: Edizioni Medusa, 2006.

FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos V. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. (Org. Manoel Barros da Motta.Tradução Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa).

GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. (Org.) Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. São Paulo: Perspectiva, 2007 (Tradução Berenice Raulino).

GROTOWSKI, Jerzy. Perfomer. eRevista Performartus. Trad. Patrícia Furtado. Inhumas, ano 3, n. 14, jul., p.1 a 7, Jul. 2015.

GROTOWSKI, Jerzy. Holiday e Teatro delle Fonti. Florença: La Casa Usher, 2006

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

KAFKA, Franz. Contemplação/O Foguista. Trad. Modesto Carone. são Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

LARROSA, Jorge. A Experiência e o saber da experiência. In: LARROSA, Jorge.Tremores, Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015

MOTTA-LIMA, Tatiana. A Noção de escuta: afetos, exemplos e reflexões. Ilinx.Revista do Lume, Campinas, N.2, nov, p.1 a 19, 2012. Disponível em: <https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/viewFile/149/148> Acesso em 28/01/2108”.

MOTTA-LIMA, Tatiana. Atenção, porosidade e vetorização: por onde anda o ator contemporâneo? Revista Subtexto, Revista de Teatro do Galpão Cine Horto. Belo Horizonte, n.6, p. 28 a 36, 2006. Disponível em: <https://issuu.com/galpaocinehorto/docs/subtexto6> Acesso em 28/01/2018.

OIDA,Yoshi. O Ator invisível. São Paulo: Via Lettera, 2007.

PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. Rio de Janeiro: Companhia de Bolso, 2006.

Downloads

Publicado

2018-05-27

Como Citar

MOTTA-LIMA, T. Uma CORRIDA TAL QUE SOMOS CAPAZES DE OLHAR CALMAMENTE EM VOLTA’: (RE)PENSANDO A NOÇÃO DE AÇÃO NO TRABALHO DO ATOR/ATRIZ. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 248–261, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15616. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)