Uma CORRIDA TAL QUE SOMOS CAPAZES DE OLHAR CALMAMENTE EM VOLTA’
(RE)PENSANDO A NOÇÃO DE AÇÃO NO TRABALHO DO ATOR/ATRIZ
Palabras clave:
atuação, contemplação, açãoResumen
As perguntas que estão na base desse texto são: o que é (ou pode ser) agir? E quem age/atua? O artigo tem, assim, o objetivo de (re) pensar a ação no trabalho do ator/atriz e, junto com ela, a noção de presença, a partir de um diálogo com o pensamento de Grotowski e com algumas noções caras às práticas contemplativas, como o silêncio, a atenção, a percepção e o possível afrouxamento dos hábitos mentais, afetivos e motores com os quais nos identificamos.
Referencias
ATTISANI, Antonio. Um teatro apocrifo. Il potenziale dell’arte teatrale nel Workcneter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards. Milano: Edizioni Medusa, 2006.
FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos V. Ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. (Org. Manoel Barros da Motta.Tradução Elisa Monteiro e Inês Autran Dourado Barbosa).
GROTOWSKI, Jerzy. Em busca de um teatro pobre. In: FLASZEN, Ludwik; POLLASTRELLI, Carla. (Org.) Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski. São Paulo: Perspectiva, 2007 (Tradução Berenice Raulino).
GROTOWSKI, Jerzy. Perfomer. eRevista Performartus. Trad. Patrícia Furtado. Inhumas, ano 3, n. 14, jul., p.1 a 7, Jul. 2015.
GROTOWSKI, Jerzy. Holiday e Teatro delle Fonti. Florença: La Casa Usher, 2006
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
KAFKA, Franz. Contemplação/O Foguista. Trad. Modesto Carone. são Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
LARROSA, Jorge. A Experiência e o saber da experiência. In: LARROSA, Jorge.Tremores, Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015
MOTTA-LIMA, Tatiana. A Noção de escuta: afetos, exemplos e reflexões. Ilinx.Revista do Lume, Campinas, N.2, nov, p.1 a 19, 2012. Disponível em: <https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/viewFile/149/148> Acesso em 28/01/2108”.
MOTTA-LIMA, Tatiana. Atenção, porosidade e vetorização: por onde anda o ator contemporâneo? Revista Subtexto, Revista de Teatro do Galpão Cine Horto. Belo Horizonte, n.6, p. 28 a 36, 2006. Disponível em: <https://issuu.com/galpaocinehorto/docs/subtexto6> Acesso em 28/01/2018.
OIDA,Yoshi. O Ator invisível. São Paulo: Via Lettera, 2007.
PESSOA, Fernando. Livro do desassossego. Rio de Janeiro: Companhia de Bolso, 2006.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.