ARTES PERFORMATIVAS, MODOS DE PERCEPÇÃO E PRÁTICAS CONTEMPLATIVAS
Palavras-chave:
artes performativas, percepção, meditaçãoResumo
Neste artigo, desenvolvo uma visão crítica da expansão de técnicas meditativas budistas no Ocidente. A partir daí, apresento as artes performativas como um campo da cultura contemporânea em que o diálogo com tradições contemplativas pode ser aprofundado. Por fim, tomo a contemplação enquanto um modo de percepção que pode ser cultivado, explorando suas potencialidades em relação à arte do ator.
Referências
ARENDT, Hannah – A Condição Humana – Rio de Janeiro, Forense, 1993.
ARTAUD, Antonin – O Teatro e seu Duplo – São Paulo, Martins Fontes, 1999.
BAAS, Jacqueline and JACOB, Mary Jane – Buddha Mind in Contemporary Art – Berkley, University of California Press, 2004.
BRILL, Dorothée - Shock and the Senseless in Dada and Fluxus. Hanover and London: University Press of New England, 2010.
CRARY, Jonathan Suspensions of Perception: Attention, Spectacle and Modern Culture. Massachusetts: MIT Press, 2001.
/7: Late Capitalism and the End of Sleep. London , N.York: Verso, 2014
FOUCAULT, Michel – Vigiar e Punir – Petrópolis, Vozes. 1983.
GUNARATANA, Bhante – Meditation on Perception – Boston, Wisdom, 2014.
RANCIÈRE, Jacques – O Espectador Emancipado – São Paulo, Martins Fontes, 2012.
SLOTERDIJK, Peter – Has de Cambiar tu Vida – Valencia, Pre-textos, 2013.
VARELA, Francisco; THOMPSON, Evan; ROSCH, Eleanor – De cuerpo presente – Barcelona, Gedisa, 2011.
YUASA, Yasuo – The Body, Self-Cultivation and Ki-Energy – Albany, State University of New York, 1993.
WALLACE, Alan B. – Ciência Contemplativa: onde Budismo e neurociência se encontram – São Paulo, Cultix, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.