ODISSEIAS DRAMATÚRGICAS
A TRAVESSIA DOS CONTEXTOS LATINO-AMERICANOS NA RELEITURA E MONTAGEM DOS CLÁSSICOS
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15619Palavras-chave:
Dramaturgia, Teatro Latino-Americano, Poéticas contemporâneas.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre os dispositivos dramatúrgicos usados na transposição da topografia dos contextos sociais e políticos da América Latina para a tessitura das montagens de obras clássicas, estratégia que permite confrontar as vias estéticas originárias com os desdobramentos que a releitura contemporânea revela. A reescrita a partir de uma premissa coletiva de trabalho gera poéticas dramatúrgicas permeáveis à pluralidade latina e às emergências atuais do continente. O referencial teórico parte de Jorge Dubatti e Sara Rojo e se concentra na análise da versão de A Odisseia (2008), de César Brie, reescrita a partir do clássico de Homero em parceria com o grupo Teatro de los Andes.
Referências
ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo no Teatro da Vertigem. In: Revista Sala Preta de Artes Cênicas, Número 06. São Paulo: ECA/USP, 2006.
BRIE, César Miguel. Teatro II. 1ª Ed. Buenos Aires: Atuel, 2013.
BRIE, César. “En Homero, encontre un mandato sobre el cuerpo” Entrevista publicada em 01/06/2001 concedida a Hilda Cabrera. 2001. Disponível em: <http://www.pagina12.com.ar/2001/01-06/01-06-01/pag28.htm> Acesso em 03/01/2017.
BRIE, César. El oficio, el presente, el mercado, la diferencia. In: Revista de teatrología, técnicas y reflexión sobre la práctica teatral iberoamericana. Centro Latinoamericano de Creación e Investigación Teatral – CELCIT, Año 17, Número 32, 2007. Disponível em <http://www.celcit.org.ar/publicaciones/rtc/26/32/> Acesso em 30/12/2016.
BRIE, César. La ética y La estética. [Entrevista concedida à María Natacha Koss, publicada em Buenos Aires em janeiro de 2007. Disponível em: <http://www.alternativateatral.com/nota135-la-etica-y-laestetica> Acesso em 02 de junho de 2017.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DUBATTI, Jorge. Cuerpo social y cuerpo poético em las escena argentina. New York.: Instituto Hemisférico de Performance e Política. 2007. Disponível em: <http://hemisphericinstitute.org/journal/4.2/por/po42_pg_dubatti.html> Acesso em 12/08/2017.
DUBATTI, Jorge. Filosofía del teatro I: convivio, experiencia, subjetividad. 1 ed. Buenos Aires: Atuel, 2007
DUBATTI, Jorge. Concepciones de teatro: poéticas teatrales y bases epistemológicas. Buenos Aires, Atuel, 2009.
RAVETTI, Graciela. Narrativas performáticas. In: ARBEX, Márcia e RAVETTI, Graciela. Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2002. p. 47-68
ROJO, Sara. Teatro e pulsão anárquica: estudos teatrais no Brasil, Chile e Argentina. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.
ROJO, Sara. Teatro latino-americano em diálogo. Belo Horizonte: Ed. Javali, 2016.
ROJO, Sara. Os estudos culturais e o teatro latino-americano do final do século. IN: MACIEL, Maria E.; ÁVILA, Myriam; OLIVEIRA, Paulo M.(Orgs.). América em movimento: ensaios sobre literatura latinoamericana do século XX. Núcleo de Estudos Latino-americanos. FALE/UFMG. Belo Horizonte: Viveiros de Castro Editora, 1999.
ROMAGNOLLI, Luciana Eastwood; MUNIZ, Mariana de Lima. Teatro como acontecimento convival: uma entrevista com Jorge Dubatti. Revista Urdimento. v.2, n.23, 2014. p 251-261.
Sítios eletrônicos: <http://www.teatrolosandes.com> Acesso em 15/06/2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 EDER RODRIGUES DA SILVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.