ODISSEIAS DRAMATÚRGICAS
A TRAVESSIA DOS CONTEXTOS LATINO-AMERICANOS NA RELEITURA E MONTAGEM DOS CLÁSSICOS
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15619Keywords:
Dramaturgia, Teatro Latino-Americano, Poéticas contemporâneas.Abstract
Este artigo propõe uma reflexão sobre os dispositivos dramatúrgicos usados na transposição da topografia dos contextos sociais e políticos da América Latina para a tessitura das montagens de obras clássicas, estratégia que permite confrontar as vias estéticas originárias com os desdobramentos que a releitura contemporânea revela. A reescrita a partir de uma premissa coletiva de trabalho gera poéticas dramatúrgicas permeáveis à pluralidade latina e às emergências atuais do continente. O referencial teórico parte de Jorge Dubatti e Sara Rojo e se concentra na análise da versão de A Odisseia (2008), de César Brie, reescrita a partir do clássico de Homero em parceria com o grupo Teatro de los Andes.
Downloads
References
ARAÚJO, Antônio. O processo colaborativo no Teatro da Vertigem. In: Revista Sala Preta de Artes Cênicas, Número 06. São Paulo: ECA/USP, 2006.
BRIE, César Miguel. Teatro II. 1ª Ed. Buenos Aires: Atuel, 2013.
BRIE, César. “En Homero, encontre un mandato sobre el cuerpo” Entrevista publicada em 01/06/2001 concedida a Hilda Cabrera. 2001. Disponível em: <http://www.pagina12.com.ar/2001/01-06/01-06-01/pag28.htm> Acesso em 03/01/2017.
BRIE, César. El oficio, el presente, el mercado, la diferencia. In: Revista de teatrología, técnicas y reflexión sobre la práctica teatral iberoamericana. Centro Latinoamericano de Creación e Investigación Teatral – CELCIT, Año 17, Número 32, 2007. Disponível em <http://www.celcit.org.ar/publicaciones/rtc/26/32/> Acesso em 30/12/2016.
BRIE, César. La ética y La estética. [Entrevista concedida à María Natacha Koss, publicada em Buenos Aires em janeiro de 2007. Disponível em: <http://www.alternativateatral.com/nota135-la-etica-y-laestetica> Acesso em 02 de junho de 2017.
COHEN, Renato. Work in progress na cena contemporânea: criação, encenação e recepção. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DUBATTI, Jorge. Cuerpo social y cuerpo poético em las escena argentina. New York.: Instituto Hemisférico de Performance e Política. 2007. Disponível em: <http://hemisphericinstitute.org/journal/4.2/por/po42_pg_dubatti.html> Acesso em 12/08/2017.
DUBATTI, Jorge. Filosofía del teatro I: convivio, experiencia, subjetividad. 1 ed. Buenos Aires: Atuel, 2007
DUBATTI, Jorge. Concepciones de teatro: poéticas teatrales y bases epistemológicas. Buenos Aires, Atuel, 2009.
RAVETTI, Graciela. Narrativas performáticas. In: ARBEX, Márcia e RAVETTI, Graciela. Performance, exílio, fronteiras: errâncias territoriais e textuais. Belo Horizonte: FALE/UFMG, 2002. p. 47-68
ROJO, Sara. Teatro e pulsão anárquica: estudos teatrais no Brasil, Chile e Argentina. Belo Horizonte: Nandyala, 2011.
ROJO, Sara. Teatro latino-americano em diálogo. Belo Horizonte: Ed. Javali, 2016.
ROJO, Sara. Os estudos culturais e o teatro latino-americano do final do século. IN: MACIEL, Maria E.; ÁVILA, Myriam; OLIVEIRA, Paulo M.(Orgs.). América em movimento: ensaios sobre literatura latinoamericana do século XX. Núcleo de Estudos Latino-americanos. FALE/UFMG. Belo Horizonte: Viveiros de Castro Editora, 1999.
ROMAGNOLLI, Luciana Eastwood; MUNIZ, Mariana de Lima. Teatro como acontecimento convival: uma entrevista com Jorge Dubatti. Revista Urdimento. v.2, n.23, 2014. p 251-261.
Sítios eletrônicos: <http://www.teatrolosandes.com> Acesso em 15/06/2017.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 EDER RODRIGUES DA SILVA

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
- Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License that permits sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal;
- Authors are permitted to enter into additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (e.g., the Creative Commons Attribution License).
- Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their home page) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes as well as increase the impact and citation of the published work.
- It is the responsibility of the authors to obtain written permission to use in their articles materials protected by copyright law. Revista PÓS is not responsible for copyright breaches made by its contributors.







