QUANDO AS PALAVRAS SÃO COGUMELOS PODRES: MODOS DE PERCEPÇÃO, INTELIGIBILIDADES, PROCESSUALIDADES
Palavras-chave:
palavra, ação, colaboraçãoResumo
Refletir sobre um processo criativo específico, gerador de uma obra intitulada Palavras Corrompidas é o objetivo primeiro desse texto. Mas ao adentrar no território dos processos criativos através do exercício da escrita, visto aqui como procedimento de ampliação perceptiva, torna-se inevitável um deslizamento, uma ação de recuo. Recuar nesse caso não somente para “ver melhor”, mas sobre tudo para buscar suspender os nossos próprios pressupostos. Assim, o ato da escrita em fluxo não se dissocia aqui do campo investigado, tomando a forma ele mesmo de uma criação, onde o “falar sobre” torna-se também um “falar através”, simultaneamente. O fechamento da moldura que envolve o material proposto aqui requer ainda uma consideração: trata-se nesse caso de uma escrita a duas mãos - sendo uma das vozes marcadas pelo uso do itálico - e portanto, dois pontos de vista, duas lógicas se entrelaçaram em momentos específicos desse artigo/ensaio
Referências
BAZIN, Germain. The Avant-garde in Painting. New York: Simon and Schuster, 1969.
BERGSON, Henri. An Introduction to Metaphysics. New York and London: G.P. Putnam’s Sons, 1912.
BÜRGUER, Peter. Theoryofthe Avant-Garde. Manchester: Manchester University Press, 1984.
BURKE, Peter. The Italian Renaissance. Culture and Society in Italy. New Jersey: Princeton University Press, 1999.
CRANE, Diana. 1987. The Transformation of the Avant-garde: The New York Art World, 1940–1985.
EDWARDS, Steve; WOODS, Paul. The Artofthe Avant-gardes. New Haven: Yale University Press, 2004.
FANN, K. T. Peirce’s Theory of Abduction. The Hague: Martinus Nijhoff, 1970.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1992.
PEIRCE, C. S. Collected Papers of Charles Sanders Peirce, edited by C. Hartshorne, P. Weiss, and A. Burks, 1931–1958, Cambridge MA: Harvard University Press, 1958.
RUNCO, Mark A. & PRITZER, Steven R. Encyclopedia of Creativity, Vol.1. Amsterdam: Elsevier, 1999.
WYATT, Michael. The Cambridge Companion to the Italian Renaissance.Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.