QUANDO AS PALAVRAS SÃO COGUMELOS PODRES: MODOS DE PERCEPÇÃO, INTELIGIBILIDADES, PROCESSUALIDADES

Autores

  • Matteo Bonfitto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil
  • Gisela Dória Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Palavras-chave:

palavra, ação, colaboração

Resumo

Refletir sobre um processo criativo específico, gerador de uma obra intitulada Palavras Corrompidas é o objetivo primeiro desse texto. Mas ao adentrar no território dos processos criativos através do exercício da escrita, visto aqui como procedimento de ampliação perceptiva, torna-se inevitável um deslizamento, uma ação de recuo. Recuar nesse caso não somente para “ver melhor”, mas sobre tudo para buscar suspender os nossos próprios pressupostos. Assim, o ato da escrita em fluxo não se dissocia aqui do campo investigado, tomando a forma ele mesmo de uma criação, onde o “falar sobre” torna-se também um “falar através”, simultaneamente. O fechamento da moldura que envolve o material proposto aqui requer ainda uma consideração: trata-se nesse caso de uma escrita a duas mãos - sendo uma das vozes marcadas pelo uso do itálico - e portanto, dois pontos de vista, duas lógicas se entrelaçaram em momentos específicos desse artigo/ensaio

Biografia do Autor

Matteo Bonfitto, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil

Ator-performer. Doutor pela Royal Holloway University of London. Professor Livre-Docente do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp.

Gisela Dória, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

Bailarina, coreógrafa e atriz. Doutora pelo Instituto de Artes da Unicamp. Atualmente desenvolve uma pesquisa de Pós-Doutorado junto ao Departamento de Artes Cênicas da ECA-USP.

Referências

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Publicado

2018-05-27

Como Citar

BONFITTO, M.; DÓRIA, G. QUANDO AS PALAVRAS SÃO COGUMELOS PODRES: MODOS DE PERCEPÇÃO, INTELIGIBILIDADES, PROCESSUALIDADES. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 288–301, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15621. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê