QUANDO AS PALAVRAS SÃO COGUMELOS PODRES: MODOS DE PERCEPÇÃO, INTELIGIBILIDADES, PROCESSUALIDADES
Palabras clave:
palavra, ação, colaboraçãoResumen
Refletir sobre um processo criativo específico, gerador de uma obra intitulada Palavras Corrompidas é o objetivo primeiro desse texto. Mas ao adentrar no território dos processos criativos através do exercício da escrita, visto aqui como procedimento de ampliação perceptiva, torna-se inevitável um deslizamento, uma ação de recuo. Recuar nesse caso não somente para “ver melhor”, mas sobre tudo para buscar suspender os nossos próprios pressupostos. Assim, o ato da escrita em fluxo não se dissocia aqui do campo investigado, tomando a forma ele mesmo de uma criação, onde o “falar sobre” torna-se também um “falar através”, simultaneamente. O fechamento da moldura que envolve o material proposto aqui requer ainda uma consideração: trata-se nesse caso de uma escrita a duas mãos - sendo uma das vozes marcadas pelo uso do itálico - e portanto, dois pontos de vista, duas lógicas se entrelaçaram em momentos específicos desse artigo/ensaio
Referencias
BAZIN, Germain. The Avant-garde in Painting. New York: Simon and Schuster, 1969.
BERGSON, Henri. An Introduction to Metaphysics. New York and London: G.P. Putnam’s Sons, 1912.
BÜRGUER, Peter. Theoryofthe Avant-Garde. Manchester: Manchester University Press, 1984.
BURKE, Peter. The Italian Renaissance. Culture and Society in Italy. New Jersey: Princeton University Press, 1999.
CRANE, Diana. 1987. The Transformation of the Avant-garde: The New York Art World, 1940–1985.
EDWARDS, Steve; WOODS, Paul. The Artofthe Avant-gardes. New Haven: Yale University Press, 2004.
FANN, K. T. Peirce’s Theory of Abduction. The Hague: Martinus Nijhoff, 1970.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1992.
PEIRCE, C. S. Collected Papers of Charles Sanders Peirce, edited by C. Hartshorne, P. Weiss, and A. Burks, 1931–1958, Cambridge MA: Harvard University Press, 1958.
RUNCO, Mark A. & PRITZER, Steven R. Encyclopedia of Creativity, Vol.1. Amsterdam: Elsevier, 1999.
WYATT, Michael. The Cambridge Companion to the Italian Renaissance.Cambridge: Cambridge University Press, 2014.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.