Poetas da Música Visual
Oskar Fischinger
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046..15651Palabras clave:
cinema, Música, Arte AbstrataResumen
Nas primeiras décadas da história do cinema, a então nova forma de arte gozava de ampla liberdade criativa, e foi explorada por artistas das mais diversas estéticas, como surrealistas, cubistas, dadaístas e futuristas. Termos como “sinfonia poli-expressiva”, “palavras livres”, “dinamismo plástico” e “teatro sintético” eram utilizadas por teóricos e artistas que buscavam na nova tecnologia uma possibilidade de inovação da pintura, da música, da dança e outras formas de arte.Dentre todos estes artistas, Oskar Fischinger foi um dos mais bem-sucedidos, embora ao longo do tempo seu trabalho tenha sido esquecido por boa parte da crítica e pelo público. Este artigo traça o curso de sua carreira desde sua juventude e sua primeira câmera até sua briga com os estúdios da Disney e sua eventual desistência, quando decide trocar o cinema pelas telas e galerias.
Descargas
Referencias
ART: Film Painter. (1938). Publicado originalmente na revista Time. Disponível em http://www.time.com/time/printout/0,8816,760498,00.html [19/03/10]. CANEMAKER, John. (1977). Elfriede! On the Road with Mrs. Oskar Fischinger. Publicado originalmente na revista Funnyworld nº 18, verão de 1978. Disponível em http://www.oskarfischinger.org/OntheRoad2.htm [19/03/10]. CANEMAKER, John. (2000). The Original Laureate of an Abstract Poetry. Site do jornal New York Times. Disponível em http://www.nytimes.com/library/film/070200fischinger-film.html [17/03/10]. FILMOGRAFIA oficial de Oskar Fischinger. Site do “Fischinger Trust and Archive”. Disponível em http://www.oskarfischinger.org/OF_Filmo.htm [17/03/10]. Filmografia comentada de Oskar Fischinger no site Canyon Cinema. Disponível em http://www.canyoncinema.com/F/Fischinger.html [19/03/10]. FISCHINGER, Elfriede. Writing Light. Disponível em http://www.centerforvisualmusic.org/WritingLight.htm [19/03/10].FISCHINGER, Oskar. (1947). My Statements Are In My Work. Site do “Fischinger Trust and Archive”. Disponível em http://www.oskarfischinger.org/MyStatements.htm [17/03/10]. KEEFER, Cindy. (2005). Space Light Art - Early Abstract Cinema and Multimedia, 1900-1959. Publicado originalmente no catálogo da exposição White Noise, ACMI Melbourne 2005. Disponível em http://www.centerforvisualmusic.org/CKSLAexc.htm [19/03/10]. LESLIE, Esther. (2006). Where Abstraction and Comics Collide: Esther Leslie on Oskar Fischinger. Site da revista Tate Etc. Disponível em http://www.tate.org.uk/tateetc/issue7/fischinger.htm [17/03/10]. MACDONALD, Scott. (1993). Introduction to Avant-Garde Film. Publicado originalmente pela Cambridge University Press. Disponível em http://www.ubu.com/papers/macdonald_avant_intro.html [17/03/10]. MORITZ, William. (1976). The Importance of Being Fischinger. Publicado originalmente no programa do Ottawa International Animated Film Festival. Disponível em http://www.centerforvisualmusic.org/library/ImportBF.htm [18/03/10].
MORITZ, William. (1977). Fischinger at Disney, or Oskar in the Mousetrap. Publicado originalmente na revista Millimeter, volume 5:2, em Fevereiro de 1977). Disponível em http://www.centerforvisualmusic.org/OFMousetrap.htm [17/03/10]. MORITZ, William. (1995). Gasparcolor: Perfect Hues for Animation. Apresentado originalmente como uma palestra no Museu do Louvre, Paris, em 6 de Outubro de 1995. Transcrição disponível em http://www.oskarfischinger.org/GasparColor.htm [19/03/10]. MORITZ, William. (1979). Non-Objective Film: The Second Generation. Publicado originalmente em Film as Film, Formal Experiment in Film, 1910 - 1975. Londres: Hayward Gallery/Arts Council of Great Britain. Disponível em http://www.centerforvisualmusic.org/MoritzNO-OFexcerpt.htm [19/03/10]. MORITZ, William. (1988). The Private World of Oskar Fischinger. Publicado originalmente no encarte do video-laser “The World of Oskar Fischinger”, LaserDisc Corporation, Tokyo, 1988. Disponível em http://www.centerforvisualmusic.org/MoritzPrivateWorld.htm [19/03/10]. MORITZ, William. (1981). “You Can’t Get Then From Now” Part 1. Publicado originalmente em Journal: Southern California Art Magazine (Los Angeles: Los Angeles Institute of Contemporary Art), No. 29, Summer 1981. Disponível em http://www.centerforvisualmusic.org/WMThenFromNow.htm [19/03/10]. Oskar Fischinger. An Interview with Elfriede Fischinger. Publicado originalmente em Zoetrope: The Publication of Commercial and Experimental Media. No. 3, March 1979. Disponível em http://www.oskarfischinger.org/EFZoetrope.htm [19/03/10]. EISENSTEIN, Sergei; ALEKSANDROV, Grygori; PUDOVKIN, Vsevolod. Statement on sound. In: WEIS, Elisabeth; BELTON, John (Org.). Film Sound: Theory and Practice. Nova York: Columbia University Press. P. 360-362. CLAIR, René. The Art of Sound. Disponível em: http://lavender.fortunecity.com/hawkslane/575/art-of-sound.htm [09/06/10]
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2014 Daniel L. Werneck

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo bajo la Licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista;
- Los autores pueden celebrar contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicar en un repositorio institucional o como capítulo de un libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y la cita del trabajo publicado.
- Es responsabilidad de los autores obtener permiso escrito para utilizar en sus artículos materiales protegidos por la ley de derechos de autor. La Revista PÓS no se hace responsable de las violaciones de los derechos de autor de sus colaboradores.







