Poetas da Música Visual: Oskar Fischinger
Resumo
Nas primeiras décadas da história do cinema, a então nova forma de arte gozava de ampla liberdade criativa, e foi explorada por artistas das mais diversas estéticas, como surrealistas, cubistas, dadaístas e futuristas. Termos como “sinfonia poli-expressiva”, “palavras livres”, “dinamismo plástico” e “teatro sintético” eram utilizadas por teóricos e artistas que buscavam na nova tecnologia uma possibilidade de inovação da pintura, da música, da dança e outras formas de arte.Dentre todos estes artistas, Oskar Fischinger foi um dos mais bem-sucedidos, embora ao longo do tempo seu trabalho tenha sido esquecido por boa parte da crítica e pelo público. Este artigo traça o curso de sua carreira desde sua juventude e sua primeira câmera até sua briga com os estúdios da Disney e sua eventual desistência, quando decide trocar o cinema pelas telas e galerias.
Downloads
Publicado
2014-05-31
Edição
Seção
Artigos - Seção temática
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.
Como Citar
Poetas da Música Visual: Oskar Fischinger. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 27–46, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15651. Acesso em: 19 dez. 2024.