O MUSEU COMO ENSAIO CONTEMPORÂNEO
reificação, reanimação, metamorfose e sobrevivência
Palavras-chave:
André Malraux, Museus, objetos de arte, sobrevivênciaResumo
Nosso tema abordou dois aspectos do Museu Imaginário de André Malraux. O álbum fotográfico como metodologia para História da Arte e a vida póstuma do objeto de arte no Museu. O primeiro aspecto fez eclodir a reflexão sobre a reprodutibilidade da arte associando Malraux a Walter Benjamin. O segundo aspecto apontou para as conseqüências da vida póstuma do objeto de arte no Museu e sua correspondência com o conceito de sobrevivência (Nachleben) de Aby Warburg. Como objetivo, o artigo se voltou para levantamento das fontes relativas à discussão e analisou os ensaios e teorias que a subsidiam revelando estratégia crítica. O resultado estabeleceu critérios, pautados na análise e interpretação dos discursos, que orientaram uma reflexão sobre a arte contemporânea.
Referências
ADORNO, Theodor W. Museu Valéry Proust. In: __. Prismas. São Paulo: Ática, 1998, p. 173-174.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. In: CAPISTRANO, Tadeu (org.). Benjamin e a obra de arte. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
CRIMP, Douglas. Sobre as ruínas do Museu. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
DÉOTTE, Jean-Louis. Le musée, l’origine de l’esthétique. Paris: Harmattan, 1993.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Lebensfähige Reste: a sobrevivência anacroniza a história. In: A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. p.67-74.
DIDI-HUBERMAN, Georges. As formas sobrevivem: a história se abre. In: A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. p. 31-42.
DUNCAN, Carol. Civilizing Rituals: inside public art Museums. Nova York: Library Britsh, 1995.
FOSTER, Hal. Arquivos da Arte Moderna. Revista Arte e Ensaios 22. Rio de Janeiro: PPGAV-UFRJ, 2012. p.183-193.
Disponível em: <http://www.ppgav.eba.ufrj.br/wpcontent/uploads/2012/01/ae22_Hal_Foster.pdf> Acesso em: jan. 2017.
GLICENSTEIN, Jerôme. L’Expositions como site de l’art In: L’art: une histoire d’expositions. Paris: Presses Universitaires de France, 2009.
MALRAUX, André. Museu Imaginário. Lisboa: Edições 70, 2011.
MELO NETO, João Cabral de. Museu de tudo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.
O’Doherty, Brian. No interior do cubo branco. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
POULOT, Dominique. Museu e museologia. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2013.
RASSE, Paul. Le musée contre l’espace public In: Les musées à la lumière de l’éspace public. Paris: L’Harmattan, 1999.
VALÉRY, Paul. O problema dos Museus. São Paulo: Revista ARS/USP. nº 12. vol. 6. 2008. p. 30-35. Disponível em:
<http://www.scielo.br/pdf/ars/v6n12/v6n12a03.pdf>. Acessado em: jan 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.