Tradição e ruptura em Carlos Leite e Klauss Vianna ou duas faces de uma mesma moeda

imbricações artístico-profissionais em dança na cidade de Belo Horizonte

Autores

  • Tânia Mara Silva Meireles Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.15730

Palavras-chave:

Dança profissional, Carlos Leite, Klauss Vianna

Resumo

Este texto propõe uma apreciação a respeito da íntima relação entre tradição e ruptura ao enfocar a imbricação da trajetória artística de dois mestres norteadores da formação de dança profissional na cidade de Belo Horizonte: Carlos Leite e Klauss Vianna. Para tanto, analisam-se aspectos distintos desses mestres na promoção da atividade da dança do estado de Minas Gerais. Propõe-se que, nos processos de profissionalização artística de dança, ruptura e tradição são duas damas com faces cunhadas em uma mesma moeda, uma não subsiste sem a outra, constituindo-se de aspectos diversos que, antes de serem excludentes, complementam-se.

Biografia do Autor

Tânia Mara Silva Meireles, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Professora do curso de Teatro da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

ALVARENGA, Arnaldo Leite de. Klauss Vianna e o Ensino de Dança: uma experiência educativa em movimento (1948–1990). 2009.Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-graduação em Educação e Inclusão Social, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

ASTUTO, Bruno. Catarina de Médicis. Mulheres Coroadas. Rio de Janeiro: Lacerda, 2001.

BARROS, Anna Maria. A Arte da percepção na arte. In: MOMMENSOHN, Maria; PETRELLA, Paula. (Org.) Reflexões sobre Laban, o mestre do movimento. São Paulo: Summus, 2006.

BEAUMONT, Cyril. O Livro do Ballet: um guia dos principais bailados dos séculos XIX e XX. Porto Alegre: Globo, POA/SP, 1953.

BELTRÃO, D. Entrevista concedida à autora, 2016.

CAMINADA, Eliana. História da dança: evolução cultural. Rio de Janeiro: Sprint, 1999.

ELIAS, Norbert. O processo civilizado: uma história dos costumes. v.1, 2 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

GOMBRICH, E. H. A história da arte. 16 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.

HANNA, Judith Lynne. Dança, sexo e gênero: signos de identidade, dominação, desafio e desejo. Tradução de Mauro Gama. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

IZQUIERDO, Iván. Memória. Porto Alegre: Artmed, 2002.

LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. História da arte da Universidade de Cambridge. Trad.: Álvaro Cabral. São Paulo: Círculo do Livro, 1981.

MEINERZ, Andréia. Concepção de experiência em Walter Benjamin. 2008. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-Graduação da Universidade do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas – UFRGS. Porto Alegre, 2008. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/15305>. Acesso em: 9 abr. 2015.

MEIRELES, Tânia Mara Silva. Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada (1971–2013). Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016.

MONTEIRO, Marianna. Noverre: cartas sobre a Dança. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: FAPEST, 2006.

SASPORTES, José. Trajectória da dança teatral em Portugal. Portugal: Bertrand Venda Nova, Amadora, 1979.

SUCENA, Eduardo. A Dança Teatral no Brasil. Rio de Janeiro: Ministério da Cultura: Fundação Nacional de Artes Cênicas – MINCFUNDACEN, 1988. (Coleção Memória, v. 5).

VASCONCELLOS, H. Cia de Dança Palácio das Artes: movimentos de uma experiência profissional continuada [1971-2013]. Belo Horizonte: UFMG, 2016. 471 f. Tese (Doutorado em Artes) – Programa de Pós-Graduação Em Artes, Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

VEIGA, Cynthia Greive. Educação estética para o povo. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira Lopes; FARIA FILHO, Luciano Mendes de; VEIGA, Cynthia Greive (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

VIANNA, Klauss; CARVALHO, Marco Antônio de. A dança. São Paulo: Siciliano, 1990.

Downloads

Publicado

2019-05-17

Como Citar

MEIRELES, T. M. S. Tradição e ruptura em Carlos Leite e Klauss Vianna ou duas faces de uma mesma moeda: imbricações artístico-profissionais em dança na cidade de Belo Horizonte. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 17, p. 200–217, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.15730. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15730. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta