A dimensão atemporal da experiência pela arte da dança

Studio Anna Pavlova, uma escola de dança para a vida inteira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.52844

Palavras-chave:

artistic training in dance, Studio Anna Pavlova, artistic and cultural memory, Dulce Beltrão, Sylvia Calvo

Resumo

O artigo trata da relevância artístico-cultural da escola de dança Studio Anna Pavlova, significativo espaço de formação, prática e fruição da dança de Belo Horizonte, dirigida pelas bailarinas Dulce Beltrão e Sylvia Calvo. Três eixos se estruturam – material, subjetivo e analítico –, entrelaçados pelo entendimento de experiência, percepção e memória, ao dialogar com os autores Le Goff, Benjamin e Larrosa. A análise inédita dos acervos da escola e de artistas entrevistados revela seu pioneirismo e corrobora o registro da memória da arte da dança, abrindo campo para novas pesquisas sobre a dança profissional mineira. Constata-se a potência de um dos principais slogans da escola: “Studio Anna Pavlova, uma escola de dança para a vida inteira”.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ALVARENGA, Arnaldo Leite de. Klauss Vianna e o ensino de dança: uma experiência educativa em movimento (1948-1990). 2009. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

BENJAMIN, Walter. O narrador. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução de Sérgio Paulo Rouanet. 8. ed. rev. São Paulo: Brasiliense, 2012. p. 213-240. (Obras Escolhidas, v. 1).

BERGSON, Henri. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. Tradução de Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2021.

CELLARD, André. A análise documental. In: SALLUM JR., Brasílio (coord.). A pesquisa documental: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 295-316. (Coleção Sociologia).

CERBINO, Beatriz. Os programas do Ballet da Juventude: imagens impressas da dança. In: ENCONTRO DE HISTÓRIA ANPUH-Rio, 13., 2008, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Associação Nacional de História, 2008.

FAZENDA, Maria José. Dança teatral: ideias, experiências, ações. 2. ed. Lisboa: Colobri; Instituto Politécnico de Lisboa, 2012.

LARROSA, Jorge Bondía. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, 2002.

LARROSA, Jorge Bondía. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução de Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2024. (Coleção Educação: experiência e sentido).

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.

MEIRELES, Tânia Mara Silva. Cia de Dança Palácio das Artes de Belo Horizonte: movimentos de uma experiência artístico-profissional continuada [1971-20213]. 2016. Tese (Doutorado em Artes) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução de Yara Aun Khoury. Projeto História, São Paulo, v. 10, p. 7-28, 1993. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/view/12101. Acesso em: 21 out. 2022.

OLIVEIRA, Luiz Sérgio de; D’ANGELO, Martha (org.). Walter Benjamin: arte e experiência. Rio de Janeiro: Nau; Niterói: EdUFF, 2009.

VAZ, José de Oliveira. TV Itacolomi sempre na liderança: a história de uma telemissora. 2. ed. rev. Belo Horizonte: Armazém das Ideias, 2008.

Downloads

Publicado

2025-09-13

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

A dimensão atemporal da experiência pela arte da dança: Studio Anna Pavlova, uma escola de dança para a vida inteira. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 34, p. 339–358, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.52844. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52844. Acesso em: 24 dez. 2025.