Da pintura histórica à bienal histórica

autonomia, curadoria e bienalização

Autores

  • Manoel Silvestre Friques Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil

Palavras-chave:

Curadoria, História das Exposições, Autonomia

Resumo

A reflexão gira em torno das relações entre arte, história e curadoria. Para isso, apresenta uma divisão tríplice, focalizando, em um primeiro momento, a dicotomia entre curadoria e autonomia encontrada na fortuna crítica associada às edições da Bienal de São Paulo. Em seguida, discute-se a consolidação da História das Exposições tendo em vista o florescimento de megaexposições e o "legado transnacional" da mostra Magiciens de la Terre (Paris, 1989). Por fim, investiga as estratégias curatoriais da XXXI edição da Bienal de São Paulo, sob a perspectiva da pintura histórica.

Biografia do Autor

  • Manoel Silvestre Friques, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO), Brasil

    Manoel Silvestre Friques é Teórico do Teatro (UNIRIO) e Engenheiro de Produção (UFRJ). Doutorando no Programa de História Social da PUC-Rio, foi Visiting Scholar no Department of Art History and Archaeology da Columbia University (2015-2016), é Mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO. Professor da Escola de Engenharia de Produção da UNIRIO, deu aulas, entre 2008 e 2013, nos cursos de Design de Moda e Artes da Faculdade SENAI Cetiqt. Publicou o livro de críticas Seis Chaves (EAV, 2012) e ensaios nas revistas Concinittas, Poeisis, Arte & Ensaios, Percevejo, Urdimento, E-compós, dentre outras. Dentre suas últimas curadorias destacam-se Lúmens (Furnas Espaço Cultural), Incorpóreo (Centro de Justiça Federal), ambas individuais de João Penoni em 2013; Brazo de Monte, exposição individual de Andrés Boero Madrid, no Uruguai em 2014; e as exposições coletivas Coisas Vistas Aqui e Ali, Sem Óculos e Curadoria Operária (ambas no Espaço Cultural Sergio Porto, 2014).

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Publicado

2016-11-01

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Da pintura histórica à bienal histórica: autonomia, curadoria e bienalização. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 287–308, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15753. Acesso em: 19 dez. 2024.

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