Como se faz um marginal?
Palavras-chave:
Ficção, Arte contemporânea, Paulo Nazareth, Lampião.Resumo
Este ensaio narra o cruzamento entre a biografia de Lampião, o acervo do Museu Antropológico e Etnográfico Estácio de Lima e a experiência de Paulo Nazareth durante a 3a Bienal da Bahia (2014). Assim, reflete sobre como se faz um marginal, a partir das narrativas que vêm à tona nesse encontro entre um artista andarilho que escava sua ancestralidade e um cangaceiro que queria ser enterrado.
Referências
Catálogo 3ª Bienal da Bahia: Jornal dos 100 dias. Edição Única, Salvador, 29 de maio a 7 de setembro, 2014. Disponível em: <https://issuu.com/bienaldabahia>. Acesso em: 10 Out. 2015.
FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens, 1992.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2004.
MELENDI, Maria Angélica. Aqui é arte: Paulo Nazareth. In: NAZARETH, Paulo. Paulo Nazareth: arte contemporânea/LTDA. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.
NUNES, Hélio Alvarenga. Sem essa de Outro, Paulo Nazareth é nós. Paulo Nazareth: arte contemporânea/LTDA. Rio de Janeiro: Cobogó, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.