Prática artística em comunidade indígena Kaingang

Por uma metodologia colaborativa

Autores

  • Kalinka Lorenci Mallmann Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil
  • Andreia Machado Oliveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil
  • Marcelo Eugenio Soares Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16119

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Arte Colaborativa, Comunidade

Resumo

O projeto artístico DNA afetivo kame e kanhru, prática artística colaborativa em uma comunidade indígena kaingang, é a referência para pensarmos em modos de fazer colaborativos em arte. Assim, o objetivo desse artigo é investigar como essas práticas se constituem. Para isso, baseia-se em discursos de artistas e críticos de arte contemporâneos engajados em práticas artísticas de cunho político e social, tais como Helguera (2011) Kester (2011) e Lacy (1995). Desse modo, busca-se responder as questões: qual é o lugar do artista e sua atuação? Como conceber o tempo dessas práticas e quem é o seu público? Como falar de uma autoria colaborativa e de que forma se apreendem essas práticas a partir do sistema de arte? Como resultado de tais indagações, apresentam-se possibilidades metodológicas no campo da arte colaborativa.

Biografia do Autor

Kalinka Lorenci Mallmann, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria

Andreia Machado Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Brasil

Professora do Departamento de Artes Visuais e da Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria

Marcelo Eugenio Soares Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2019-11-22

Como Citar

MALLMANN, K. L.; OLIVEIRA, A. M.; PEREIRA, M. E. S. Prática artística em comunidade indígena Kaingang: Por uma metodologia colaborativa. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 129–147, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.16119. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16119. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática