Ressignificações da Paisagem na década de 1970
Manfredo Souzanetto e Décio Noviello nos Salões Nacionais de Arte
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16131Palavras-chave:
Paisagens contemporâneas, Salões de Arte, Arte ContemporâneaResumo
Os Salões Nacionais de Arte, realizados no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte, notabilizaram-se por selecionar e premiar um conjunto de obras artísticas, muitas das quais foram incorporadas ao acervo do museu. Na década de 1970, a discussão da Paisagem torna-se recorrente na apresentação das propostas dos artistas. Para o desenvolvimento dessa discussão, selecionamos as obras premiadas dos artistas Manfredo Souzanetto e Décio Noviello.
Referências
ANDRADE, Carlos Drummond de. Olhe Bem as Montanhas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 10 jul. 1975.
ARCHER, Michael. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
CYROULNIK, Philippe. Variações ao ritmo da vida. In: SOUZANETTO, Manfredo de. Paisagem da obra. Rio de Janeiro: Contracapa, 2006. p. 33.
FARIAS, Agnaldo. Paisagem da obra. In: SOUZANETTO, Manfredo de. Paisagem da obra. Rio de Janeiro: Contracapa, Rio de Janeiro, 2006.
LICHTENSTEIN, Jacqueline. (org.). A pintura. V. 10. Gêneros Pictóricos. São Paulo: Ed. 34, 2006. p. 9-12.
MALRAUX, André. Le Musée Imaginaire. Paris: Gallimard, 2008.
MORAIS, Frederico. Carta para Luciano Gusmão. Guanabara, 4 fev. 1970, p. 1-5 apud DRUMOND, Marconi; SAMPAIO, Marcio, ANDRÉS, Marília. Neovanguardas. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2008. [s.p].
MOTA, Morgan. 7º Salão Nacional da Arte hoje, no MAM da prefeitura. Diário da Tarde, Belo Horizonte, 11 dez. 1975. [s. p].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.