Honório Esteves

a construção do artista moderno em Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.40235

Palavras-chave:

Honório Esteves, Academia de Belas Artes, Curral Del Rey

Resumo

A historiografia da arte brasileira se dedicou a estudar dois momentos que definiram a história da arte brasileira e tiveram Minas Gerais como palco: a arte colonial mineira e o movimento modernista na década de 1940, que resultou na construção do Complexo da Pampulha e na vinda de Alberto da Veiga Guignard para fundar uma escola de artes. Apesar de negligenciado pela historiografia, esse período lacunar da transição e construção da nova capital mineira contou com a produção de inúmeros artistas relevantes, como o caso exemplar de Honório Esteves. De origem simples, conseguiu ainda na infância estudar desenho, tendo sido contemplado com uma bolsa do Governo de Minas para estudar na Academia de Belas Artes. Para além do ofício da pintura, foi inventor, restaurador, cronista. Preocupado com a preservação dos monumentos históricos,representou o Curral Del Rey antes de sua destruição para construção da nova capital: Belo Horizonte. O presente artigo baseia-se na metodologia da história da arte, considerando seus aspectos formais, semânticos e sociais.

Biografia do Autor

Rodrigo Vivas, Professor da Escola de Belas Artes e do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição

O Pesquisador e Professor Rodrigo Vivas Andrade graduou-se em História pela  Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em 1999 onde recebeu o prêmio de Destaque no Curso. Realizou seu mestrado em História da Cultura na Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Defendeu a tese de Doutorado em História da Arte em 2008, UNICAMP, sendo orientado pelo Professor Nelson Aguilar com o título: Os Salões Municipais de Belas Artes e a Emergência da Arte Contemporânea em Belo Horizonte. 1960-1969. Publicou vários artigos e seu livro mais recente: Por uma história da arte em Belo Horizonte: artistas, exposições e salões de arte. É professor de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais, professor do Programa de Pós-Graduação da mesma instituição.

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Publicado

2022-12-19

Como Citar

VIVAS, R. Honório Esteves: a construção do artista moderno em Minas Gerais. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 12, n. 26, p. 153–171, 2022. DOI: 10.35699/2237-5864.2022.40235. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/40235. Acesso em: 18 nov. 2024.

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Artigos