Narrativas sobre a Universalidade na Arte

Autores

  • Rodrigo Vivas Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil
  • Marco Pasqualini de Andrade Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil
  • Sylvia Furegatti Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil

Palavras-chave:

Universalidade, Arte não ocidental, Arte regional, Narrativas alternativas, Práticas artísticas não convencionais

Resumo

Os trabalhos de seção temática Narrativas sobre universalidade na Arte problematizam as relações existentes entre o pretenso discurso de uma arte universal, em contraposição às novas vozes que até então não se viam representadas no sistema das artes: produções artísticas não europeias, narrativas não canônicas, assim como a instauração da descolonização da estética. O debate aqui provocado almejou alcançar inúmeras vias de significação seja pela problematização das coleções de arte, por produções artísticas manifestas em outras formas, tempos e lugares distanciados das práticas e saberes convencionados no ateliê, bem como pela importância trazida pelo debate entre o regional e universal que pautam as atuais relações entre o fenômeno urbano e a cultura.

Biografia do Autor

Rodrigo Vivas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Doutor em História da Arte. Professor do Programa de pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretor do Centro Cultural UFMG, curador e Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

Marco Pasqualini de Andrade, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

Doutor em Artes pela ECA USP e professor do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Crítico e historiador da arte, realiza pesquisas sobre arte contemporânea nas décadas de 1960 e 1970 e sobre a produção artística na região do Triângulo Mineiro.

Sylvia Furegatti, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil

Doutora em História da Arquitetura (FAU USP); Especialista em Museus de Arte (MAC USP). Artista Visual.
Docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp. Coordenadora Geral do GEAP BR - Grupo de Estudos sobre Arte Pública no Brasil.

Referências

AMARAL, Aracy. Cêntricos e ex-cêntricos. Revista Galeria, São Paulo, dez/jan, n.23, 1991, p. 98 – 101.

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.

GINZBURG, Carlo; CASTELNUOVO, Enrico; PONI, Carlo. A micro-historia e outros ensaios. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, c1989. 244p

Downloads

Publicado

2017-05-31

Como Citar

VIVAS, R.; DE ANDRADE, M. P.; FUREGATTI, S. Narrativas sobre a Universalidade na Arte. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, [S. l.], p. 17–27, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15703. Acesso em: 27 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática