Narrativas sobre a Universalidade na Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15703

Palavras-chave:

Universalidade, Arte não ocidental, Arte regional, Narrativas alternativas, Práticas artísticas não convencionais

Resumo

Os   trabalhos   de   seção   temática  Narrativas sobre universalidade na Arte problematizam as relações existentes entre o pretenso discurso de uma arte universal, em contraposição às novas vozes que até então não se viam   representadas   no   sistema   das   artes:   produções   artísticas   não europeias,   narrativas   não   canônicas,   assim   como   a   instauração   da descolonização da estética. O debate aqui provocado almejou alcançar inúmeras vias de significação seja pela problematização das coleções de arte, por produções artísticas manifestas em outras formas, tempos e lugares distanciados das práticas e saberes convencionados no ateliê, bem   como   pela   importância   trazida   pelo   debate   entre   o   regional   e universal que pautam as atuais relações entre o fenômeno urbano e acultura.

Biografia do Autor

  • Rodrigo Vivas, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

    Doutor em História da Arte. Professor do Programa de pós-graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Diretor do Centro Cultural UFMG, curador e Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA).

  • Marco Pasqualini de Andrade, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil

    Doutor em Artes pela ECA USP e professor do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Crítico e historiador da arte, realiza pesquisas sobre arte contemporânea nas décadas de 1960 e 1970 e sobre a produção artística na região do Triângulo Mineiro.

  • Sylvia Furegatti, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Brasil

    Doutora em História da Arquitetura (FAU USP); Especialista em Museus de Arte (MAC USP). Artista Visual.
    Docente do Curso de Graduação e do Programa de Pós Graduação em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp. Coordenadora Geral do GEAP BR - Grupo de Estudos sobre Arte Pública no Brasil.

Referências

AMARAL, Aracy. Cêntricos e ex-cêntricos. Revista Galeria, São Paulo, dez/jan, n.23, 1991, p. 98 – 101.

BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.

GINZBURG, Carlo; CASTELNUOVO, Enrico; PONI, Carlo. A micro-historia e outros ensaios. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, c1989. 244p

Downloads

Publicado

2017-05-31

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Narrativas sobre a Universalidade na Arte. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 17–27, 2017. DOI: 10.35699/2238-2046.15703. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15703. Acesso em: 18 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 250

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.