Narrativas sobre a Universalidade na Arte
Palavras-chave:
Universalidade, Arte não ocidental, Arte regional, Narrativas alternativas, Práticas artísticas não convencionaisResumo
Os trabalhos de seção temática Narrativas sobre universalidade na Arte problematizam as relações existentes entre o pretenso discurso de uma arte universal, em contraposição às novas vozes que até então não se viam representadas no sistema das artes: produções artísticas não europeias, narrativas não canônicas, assim como a instauração da descolonização da estética. O debate aqui provocado almejou alcançar inúmeras vias de significação seja pela problematização das coleções de arte, por produções artísticas manifestas em outras formas, tempos e lugares distanciados das práticas e saberes convencionados no ateliê, bem como pela importância trazida pelo debate entre o regional e universal que pautam as atuais relações entre o fenômeno urbano e a cultura.
Referências
AMARAL, Aracy. Cêntricos e ex-cêntricos. Revista Galeria, São Paulo, dez/jan, n.23, 1991, p. 98 – 101.
BELTING, Hans. O fim da história da arte: uma revisão dez anos depois. São Paulo: Cosac & Naify, 2006.
GINZBURG, Carlo; CASTELNUOVO, Enrico; PONI, Carlo. A micro-historia e outros ensaios. Lisboa: Difel; Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, c1989. 244p
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.