Arte no aterro
Relações entre arte, educação e política
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.20683Palavras-chave:
Arte, Educação, PolíticaResumo
Este texto traça uma reflexão sobre o evento “Arte no Aterro – um mês de arte pública” realizado por Frederico Morais em 1968, a partir da relação entre arte, educação e política. Busca evidenciar ações políticas governamentais antidemocráticas e autoritárias que podem apontar caminhos para a atuação de professores-artistas em tempos de opressão. Para tanto, resvala na questão do ensino de artes visuais, e ainda, no pensamento sobre a necessidade de uma resistência política para uma permanente atuação artística e educativa.
Referências
FREIRE, Paulo. Política e educação. 3° ed. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2017.
GOGAN, Jéssica; MORAIS, Frederico. Domingos de Criação: uma coleta poética do experimental em arte e educação. 1° Ed, Rio de Janeiro: Instituto MESA, 2017.
LE PARC, Julio. Guerrilha Cultural. In: FERREIRA, Glória; COTRIM, Cecília. Escritos de artistas anos 60/70. 2° Ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
MORAIS, Frederico. “Introdução: resistir ou libertar.” In Artes plásticas na América Latina: do transe ao transitório. 1° Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Boaventura e a Educação. 1° Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
RIBEIRO, M.A. Entrevista com Frederico Morais. Revista UFMG Belo Horizonte, v. 20, n.1, p. 336-351, jan./jun. 2013.
PEDROSA, Vera. Jornal Correio da Manhã Edição: 25 de Dezembro de 1968, Segundo Caderno. Disponível em http://hemerotecadigital.bn.br/acervo-digital/correio-manha/089842 Acesso 15 mai 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tiago Samuel Bassani
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.