A delicada essência da colaboração artística

Autores

Palavras-chave:

Colaboração em arte, Processos coletivos, Cruzamento de competências, Democracia criativa, Grupo de Arte Callejero

Resumo

O texto aborda reflexões fundamentais sobre a natureza da colaboração em processos de arte com artistas e não artistas. Para que ocorra são necessárias condições específicas, partindo da diversidade e da diferença entre as partes envolvidas e admitindo que sempre há uma relação de interesse mútuo. O autor aborda como o saber-fazer da arte sofre modificações e necessita rever alguns dos seus modos de operar, tanto em relação à criação poética quanto no resultado desta ação (transcendendo a mera produção de objetos). São processos que tensionam o próprio estatuto e visibilidade da obra de arte, proporcionando práticas que podem inclusive não se enquadrar no que convencionalmente chamamos de “arte”. Neste sentido o autor busca pensar quais competências, aptidões e perceptivo habitus os artistas podem contribuir para propostas colaborativas. Como colocar o saber-fazer (know-how) artístico à disposição de um projeto coletivo, sem abrir mão de sua própria autonomia, para encontrar uma maneira de compor habilidades complementares (conceito denominado de cruzamento de competências). O autor ainda relata um projeto de colaboração contínua entre artistas e movimentos sociais na Argentina.

Biografia do Autor

Marcelo Simon Wasem, Universidade Federal do Sul da Bahia - Brasil

Centro de Formação em Artes

Coordenação do curso Som, Imagem, Movimento

Ênfase em Artes Gráficas, Espaciais, Colaborativas e Sonoras.

Referências

ANDRADE, Oswald de, ‘O Manifesto Antropofágico', traduzido por Stephen Berg, na revista Third Text 46, primavera de 1999, pp 92-95.
BOURRIAUD, Nicolas Bourriaud, Relational Aesthetics, les presses du réel, Dijon, 2004.
CHIAPELLO, Eve; BOLTANSKI, Luc, Le Nouvel esprit du capitalisme, Gallimard, Paris, 1999.
DEWEY, John, The philosopher of the common man; essays in honour of John Dewey to celebrate his eightieth birthday, Greenwood Press, New York, 1968, p 220.
LÉVI-STRAUSS, Claude Lévi-Strauss, Anthropologie structurale deux, Plon, Paris, 1973, p 420.
LONGONI, Ana, Del Di Tella a 'Tucumán Arde': Vanguardia artística e política no ‘68 argentino, El Cielo por Asalto, Buenos Aires, 2000.
MAUSS, Marcel, Écrits politiques, Fayard, Paris, 1997.
MENGER, Pierre-Michel, Portrait de l’artiste en travailleur, Le Seuil, Paris, 2002.
RAWLS, John, Political Liberalism, Columbia University Press, Nova York, 1993.

Downloads

Publicado

2020-11-29

Como Citar

WRIGHT, S.; WASEM, M. S. A delicada essência da colaboração artística. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 20, p. 282–304, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/20687. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Tradução