A delicada essência da colaboração artística
Palavras-chave:
Colaboração em arte, Processos coletivos, Cruzamento de competências, Democracia criativa, Grupo de Arte CallejeroResumo
O texto aborda reflexões fundamentais sobre a natureza da colaboração em processos de arte com artistas e não artistas. Para que ocorra são necessárias condições específicas, partindo da diversidade e da diferença entre as partes envolvidas e admitindo que sempre há uma relação de interesse mútuo. O autor aborda como o saber-fazer da arte sofre modificações e necessita rever alguns dos seus modos de operar, tanto em relação à criação poética quanto no resultado desta ação (transcendendo a mera produção de objetos). São processos que tensionam o próprio estatuto e visibilidade da obra de arte, proporcionando práticas que podem inclusive não se enquadrar no que convencionalmente chamamos de “arte”. Neste sentido o autor busca pensar quais competências, aptidões e perceptivo habitus os artistas podem contribuir para propostas colaborativas. Como colocar o saber-fazer (know-how) artístico à disposição de um projeto coletivo, sem abrir mão de sua própria autonomia, para encontrar uma maneira de compor habilidades complementares (conceito denominado de cruzamento de competências). O autor ainda relata um projeto de colaboração contínua entre artistas e movimentos sociais na Argentina.
Referências
BOURRIAUD, Nicolas Bourriaud, Relational Aesthetics, les presses du réel, Dijon, 2004.
CHIAPELLO, Eve; BOLTANSKI, Luc, Le Nouvel esprit du capitalisme, Gallimard, Paris, 1999.
DEWEY, John, The philosopher of the common man; essays in honour of John Dewey to celebrate his eightieth birthday, Greenwood Press, New York, 1968, p 220.
LÉVI-STRAUSS, Claude Lévi-Strauss, Anthropologie structurale deux, Plon, Paris, 1973, p 420.
LONGONI, Ana, Del Di Tella a 'Tucumán Arde': Vanguardia artística e política no ‘68 argentino, El Cielo por Asalto, Buenos Aires, 2000.
MAUSS, Marcel, Écrits politiques, Fayard, Paris, 1997.
MENGER, Pierre-Michel, Portrait de l’artiste en travailleur, Le Seuil, Paris, 2002.
RAWLS, John, Political Liberalism, Columbia University Press, Nova York, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marcelo Simon Wasem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.