A delicada essência da colaboração artística
Palavras-chave:
Colaboração em arte, Processos coletivos, Cruzamento de competências, Democracia criativa, Grupo de Arte CallejeroResumo
O texto aborda reflexões fundamentais sobre a natureza da colaboração em processos de arte com artistas e não artistas. Para que ocorra são necessárias condições específicas, partindo da diversidade e da diferença entre as partes envolvidas e admitindo que sempre há uma relação de interesse mútuo. O autor aborda como o saber-fazer da arte sofre modificações e necessita rever alguns dos seus modos de operar, tanto em relação à criação poética quanto no resultado desta ação(transcendendo a mera produção de objetos). São processos que tensionam o próprio estatuto e visibilidade da obra de arte, proporcionando práticas que podem inclusive não se enquadrar no que convencionalmente chamamos de “arte”. Neste sentido o autor busca pensar quais competências, aptidões e perceptivo habitus os artistas podem contribuir para propostas colaborativas. Como colocar o saber-fazer (know-how) artístico à disposição de um projeto coletivo, sem abrir mão de sua própria autonomia, para encontrar uma maneira de compor habilidades complementares (conceito denominado de cruzamento de competências). O autor ainda relata um projeto de colaboração contínua entre artistas e movimentos sociais na Argentina.
Referências
ANDRADE, Oswald de. O manifesto antropofágico. In: _____. A utopia antropofágica: obras completas. São Paulo: Globo, 2011.
BOURRIAUD, Nicolas Bourriaud. Relational Aesthetics. Dijon: Les Presses du Réel, 2004.
CHANIAL, Philippe. Justice, don et association. Paris: La Découverte, 2001.
CHIAPELLO, Eve. Evolution and co-optation: the “artist critique” of management and capitalism. Third Text, Vol. 18, Issue 6, 2004, 585–594.
_______________; BOLTANSKI, Luc. Le Nouvel esprit du capitalisme. Paris: Gallimard, 1999.
DEWEY, John. The philosopher of the common man; essays in honour of John Dewey to celebrate his eightieth birthday. New York: Greenwood Press, 1968.
LÉVI-STRAUSS, Claude. Anthropologie structurale deux. Paris: Plon, 1973.
LONGONI, Ana. Del Di Tella a ‘Tucumán Arde’: Vanguardia artística e política no ‘68 argentino. Buenos Aires: El Cielo por Asalto, 2000.
MAUSS, Marcel. Écrits politiques. Paris: Fayard, 1997.
MENGER, Pierre-Michel. Portrait de l’artiste en travailleur. Paris: Le Seuil, 2002.
RAWLS, John. Political Liberalism. Nova York: Columbia University Press, 1993.
SEN, Amartya, On Ethics and Economics. London: Basil Blackwell, 1987.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Marcelo Simon Wasem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.