Proposta metodológica, princípios teóricos e enfoques para o processo de criação dramatúrgica atorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2020.21542

Palavras-chave:

Processo de criação dramatúrgica atorial, Interpretação Teatral, Dramaturgia

Resumo

O artigo apresenta uma proposta metodológica para o processo de criação dramatúrgica atorial, que é uma fusão de distintas metodologias de prática cênica, tendo como base o trabalho prático de uma atriz/dramaturga, apoiando-se em postulados teóricos da arte de ator/atriz e em procedimentos de criadores(as) contemporâneos(as). Tal proposta, resultado de uma pesquisa cuja metodologia apresentou características de uma pesquisa prática nas artes, pode proporcionar a profissionais e estudantes das Artes Cênicas instrumentalização para dar voz a suas criações e autonomia em seus processos.

Biografia do Autor

  • Elisa Martins Lucas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil

    Doutora e Mestre em Ciências do Espetáculo pela Universidade de Sevilha. Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    Atua como atriz, pesquisadora, dramaturga, diretora e oficineira teatral.

    Pesquisa o trabalho do ator, criação dramatúrgica, processos de criação cênica, presença cênica e personagens femininas. 

    A partir da pesquisa O processo de criação dramatúrgica do ator, desenvolveu e encenou os textos Confesso que Capitu (2004), Histórias de uma Mala Só (2009), Encantos de Natal (2012) e A Dama dos Evangelhos (2014). Este último, desenvolvido na Espanha com ajuda do Fundo de ajuda para as Artes Cênicas Ibero-americanas Iberescena e publicado em Dramaturgia de Iberescena: Antologia (México, 2012), representando o Brasil.

    Atualmente é Diretora de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve a pesquisa onde desenvolve a pesquisa "Práticas corporais e vocais para potencializar a presença cênica a partir do Processo de criação dramatúrgica atorial".

    Integra o grupo Dramaturgias Contemporâneas: Percursos entre Adaptação, Gênero, História e Imaginário, da FURG (cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa – CNPq), coordenado pelo professor Doutor Valter Henrique de Castro Fritsch.

    Fundadora do Grupo Capitu, grupo de teatro e pesquisa teatral.

    Integra o Coletivo As Dramaturga(RS).

    Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1061512991864939

     

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Publicado

2020-05-27

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Proposta metodológica, princípios teóricos e enfoques para o processo de criação dramatúrgica atorial. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 10, n. 19, p. 101–126, 2020. DOI: 10.35699/2237-5864.2020.21542. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/21542. Acesso em: 19 dez. 2024.

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