Artistas, curadores e instituições perdidos e assustados numa escuridão repleta de fantasmas demasiado reais
a hora do contrapúblico e das guerras culturais
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.26657Palavras-chave:
Artes visuais, Contrapúblico, Crítica de arte, Guerras culturais, Mediação culturalResumo
Elegendo duas publicações dedicadas a pensar os ataques a exposições de artes visuais no Brasil, em 2017, este texto discute as leituras produzidas na sequência imediata aos eventos, tanto pela crítica de arte como pela mediação cultural. Assim, indagam-se as diferentes disposições subjacentes aos escritos de extração crítica, de um lado, e de viés mediativo, de outro. Ao priorizar o desdobramento das controvérsias proposto pelo último, a presente análise lança mão das noções de “contrapúblico” e “guerras culturais”, com vistas à produção de traduções e ao tratamento político do fenômeno, procurando caracterizar as subjetividades moralizantes, fundadas em valores cristãos e da família.
Referências
D’ANGELO, Helô. Casos como o ‘Queermuseu’ devem ser tratados como desafios educacionais, diz crítico de arte. Entrevista com Luiz Camillo Osorio. Cult, São Paulo, 11 set. 2017. Disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/queermuseu-santander-cultural-luiz-camillo-osorio>. Acesso em: 26 set. 2021.
DUARTE, Luisa (org.). Arte censura liberdade: reflexões à luz do presente. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018a.
DUARTE, Luisa (org.). Brazilian Art Under Attack!. Jacaranda, Rio de Janeiro, n. 6, 2018.
FRASER, Nancy. Rethinking the Public Sphere: A Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy. In: ______. Justice Interruptus: Critical Reflections on the “Postsocialist” Condition. New York; London: Routledge, 1997. p. 69-98.
HARTMAN, Andrew. A War for the Soul of America: A History of the Culture Wars. Chicago: The University of Chicago Press, 2015
HEINICH, Nathalie. A arte contemporânea exposta às rejeições: contribuição a uma sociologia dos valores. Tradução de Mateus Araújo Silva. Observatório Itaú Cultural, São Paulo, n. 12, maio/ago. 2011, p. 77-92. Disponível em: <https://www.itaucultural.org.br/revista-observatorio-ic-n-12-2>. Acesso em: 26 set. 2021.
HONORATO, Cayo; KUNSCH, Graziela (org.). Dossiê Censura e Políticas Culturais. Políticas Culturais em Revista, Salvador, v. 11, n. 1, jan./jun. 2018. Disponível em:<https://periodicos.ufba.br/index.php/pculturais/issue/view/1586>. Acesso em: 26 set. 2021.
HUNTER, James Davison. Culture Wars: The Struggle to Define America. New York: Basic Books, 1991.
MOUFFE, Chantal. Sobre o político. Tradução de Fernando Santos. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
NOBRE, Marcos. Como chegamos até aqui, como podemos (talvez) sair daqui. Rosa, n. 2, v. 1, 2020. Disponível em: <https://revistarosa.com/1/como-chegamos-ate-aqui-como-podemos-talvez-sair-daqui>. Acesso em: 26 set. 2021.
NUNES, Rodrigo. Todo lado tem dois lados – Sobre a ideia de “polarização”. Serrote, n. 34, São Paulo, mar. 2020. Disponível em: <https://www.revistaserrote.com.br/2020/06/todo-lado-tem-dois-lados-por-rodrigo-nunes>. Acesso em: 26 set. 2021.
ORTELLADO, Pablo. Conservadores temem entregar a família aos quatro cavaleiros do apocalipse. Folha de S.Paulo, São Paulo, 2 jan. 2018. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/colunas/pablo-ortellado/2018/01/1947363-conservadores-temem-entregar-a-familia-aos-quatro-cavaleiros-do-apocalipse.shtml>. Acesso em: 26 set. 2021.
PROFESSOR descobre origem do bolsonarismo e diz que consequência será catastrófica ao Brasil. Carta Campinas, Campinas, 24 maio 2020. Disponível em: <https://cartacampinas.com.br/2020/05/professor-descobre-origem-do-bolsonarismo-e-diz-que-consequencia-sera-catastrofica-ao-brasil/?fbclid=IwAR2iaYhStWif0t9RKsVBbT3gXhRaF9O_rNdPa5lqM_IjJPcfD3ghB7fAo9w>. Acesso em: 26 set. 2021.
ROCHA, Camila; MEDEIROS, Jonas. "Vão todos tomar no...”: a política de choque e a esfera pública. Horizontes ao Sul, 2020. Disponível em: <https://www.horizontesaosul.com/single-post/2020/04/27/VAO-TODOS-TOMAR-NO-A-POLITICA-DO-CHOQUE-E-A-ESFERA-PUBLICA>. Acesso em: 26 set. 2021.
SCHWARZ, Roberto. Cultura e política, 1964-1969. In: ______. O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975. p. 61-92.
WARNER, Michael. “Publics and Counterpublics”. In: ______. Publics and Counterpublics. New York: Zone Books, 2002. p. 65-124.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Diogo de Moraes Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.