O assomar das intimidades na infância

um problema educativo

Autores

  • Joana Nascimento Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32560

Palavras-chave:

Infância., Intimidade., Educação artística., Encontro.

Resumo

Este artigo pretende fazer uma breve revisão histórica da infância e uma reflexão em torno da intimidade na contemporaneidade, num processo de desmontagem de perceções normalizadas dos termos. A investigação no campo da educação artística propõe uma reconsideração da infância, defendendo a sua existência em todas as idades, articulando os devires da infância na experiência artística. O assomar das intimidades na infância é matéria complexa em efervescência ao longo da vida, cujo sentido educativo ativa o diálogo entre aquilo que aparece – se manifesta – e aquilo que se constrói em processo de desaparecimento. A reflexão em torno de projetos envolvendo livros de artista em encontros educativos, procura traçar percursos de ações experienciais em crianças-livros-adultos, na renovação dos quotidianos.

Biografia do Autor

Joana Nascimento, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

i2ADS / Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto / Portugal Doutoranda bolseira FCT: SFRH/BD/145096/2019

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

NASCIMENTO, J. O assomar das intimidades na infância : um problema educativo. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 11, n. 23, p. 15–39, 2021. DOI: 10.35699/2237-5864.2021.32560. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/32560. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção temática