Fabulação na formação docente
Ser e estar professor
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.32804Palavras-chave:
Fabulação, Formação docente, Artes Visuais, AcontecimentoResumo
Como Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll), a escrita deste texto convida a arriscar-se por [entre] figuras de linguagem e roteiros fabuladores. Em uma conversa infindável, o texto permeia a invenção para pensar a formação de professores em Artes Visuais, não como representação, mas como uma construção que, longe de um modelo, vislumbra arriscar-se. As histórias ficcionais, transitando entre arte e filosofia, com suas figuras e conceitos, arrastam intensivamente as identidades representacionais presentes na formação docente, aproximando ideias sobre o sentido ser e estar professor. Essa relação paradoxal apresenta-se como uma problemática para a pesquisa que, potencializada pela fabulação e o acontecimento, deseja romper com o primado da utopia representacional que está presente nas formações docentes.
Referências
BORGES, Jorge Luis. O aleph. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
CARROLL, Lewis. Alice: aventuras de Alice no país das maravilhas & através do espelho eo que Alice encontrou por lá. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. São Paulo: Editora 34, 2018.
DELEUZE, Gilles. Conversações, 1972-1990. São Paulo: Editora 34, 1992.
DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.
DELEUZE, Gilles. Exasperación a la filosofía. Buenos Aires: Cactus, 2006.
DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1995.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
GALLO, Silvio. Deleuze & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo crítico sobre a formação do professor. Santa Maria: Editora UFSM, 2013.
SCARELI, Giovana; FERNANDES, Priscila (org.). O que te move a pesquisar? Ensaio e experimentações com cinema, educação e cartografia. Porto Alegre: Sulina, 2016.
SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carolina Ramos Nunes, Elaine Schmidlin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.