O Segredo da Caverna
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2022.37099Palavras-chave:
Narrativa, Imagens em movimento, Análise imagética, MontagemResumo
Um dos efeitos colaterais do excessivo uso da fragmentação narrativa é diluir a capacidade humana em compreender o mundo e representá-lo numa visão de conjunto. O excesso de detalhes articulados potencializa uma visão de mundo cada vez mais atomizada. O investimento na construção coletiva de uma abrangente visão de mundo pode ser uma importante estratégia para que possamos reencontrar uma identidade de ser que, talvez, tenhamos perdido em todo esse processo que chamamos de civilização.
Referências
AZÉMA, Marc & RIVÈRE, Florent. “Animation in Palaeolithic Art: a pre-echo of cinema”. In: Cambridge University Press, 02 January, 2015. Disponível em: <https://www.cambridge.org/core/journals/antiquity/article/animation-in-palaeolithic-art-a-preecho-of-cinema/50BB05A3FDED8AC8CB5F5126249090F9>
CARNEIRO, Alfredo. “José Saramago – o Mito da Caverna nos dias de hoje”. In: Netmundi.org –Filosofia na Rede. Disponível em: <https://www.netmundi.org/home/2017/saramago-mito-da-caverna-platao/>
JANELA da Alma (Brasil, 2001), de João Jardim e Walter Carvalho (Filme documentário).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Heitor Capuzzo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.