Atravessamentos entre dança e pedagogia queer

uma abordagem para subverter e (pose)cionar processos artísticos/educativos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41777

Palavras-chave:

Dança, Pedagogia Queer, Pedagogias Culturais, Educação

Resumo

O presente artigo busca discutir as possibilidades de entrecruzamento entre Dança e Pedagogia Queer. Para tanto, analisa uma proposição artístico-pedagógica desenvolvida no curso Técnico em Dança da Escola Técnica de Artes (ETA/UFAL), evidenciando as estratégias educativas junto ao Projeto Pedagógico de Curso, na direção de pensar uma perspectiva queer de formação em dança. Nesse sentido, estabelece relações entre um escopo teórico-reflexivo constituído por elementos dos campos de estudo da Teoria Queer, da Cultura Visual e das Pedagogias Culturais, a fim de articular/propôr abordagens contemporâneas de criação/ensino em Dança permeada por princípios dialógicos, emancipatórios e não-normativos.

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Publicado

2023-04-06

Como Citar

CASTRO, C. D. da S. .; VALLE, L. D. Atravessamentos entre dança e pedagogia queer: uma abordagem para subverter e (pose)cionar processos artísticos/educativos. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 265–295, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41777. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41777. Acesso em: 29 abr. 2024.