Atravessamentos entre dança e pedagogia queer
uma abordagem para subverter e (pose)cionar processos artísticos/educativos
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41777Palavras-chave:
Dança, Pedagogia Queer, Pedagogias Culturais, EducaçãoResumo
O presente artigo busca discutir as possibilidades de entrecruzamento entre Dança e Pedagogia Queer. Para tanto, analisa uma proposição artístico-pedagógica desenvolvida no curso Técnico em Dança da Escola Técnica de Artes (ETA/UFAL), evidenciando as estratégias educativas junto ao Projeto Pedagógico de Curso, na direção de pensar uma perspectiva queer de formação em dança. Nesse sentido, estabelece relações entre um escopo teórico-reflexivo constituído por elementos dos campos de estudo da Teoria Queer, da Cultura Visual e das Pedagogias Culturais, a fim de articular/propôr abordagens contemporâneas de criação/ensino em Dança permeada por princípios dialógicos, emancipatórios e não-normativos.
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