Narrativas de vida e arte

atravessamentos trazidos pela Teoria Queer a uma professora de teatro na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2023.41782

Palavras-chave:

Narrativas de vida e arte., Teoria Queer, Ensino de arte na escola

Resumo

A partir de narrativas de vida e arte, este texto traz a reelaboração de experiências doensinar/aprender teatro com estudantes em uma escola pública no Maranhão, nos anos de2017 e 2018. As memórias são ativadas por meio da aproximação com a Teoria Queer, pelosescritos de Miskolci (2017), Louro (2004) e Nascimento (2022), tendo como principalpergunta investigativa: situações de aprendizagem sobre sexualidade, gênero e desejopodem partir dos próprios estudantes? Após o entrelaçar de lembranças sob o olhar deagora, traz-se como proposição a urgência em transgredir as certezas fantasiosas sobre“quem ensina” e “quem aprende”. Aponta-se, também, como provocação trazida pela respectiva teoria para o ensino de arte, a percepção de que a potência está nos corpos em relação e em todo o processo de abertura e construção que possa surgir desse pressuposto.

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Publicado

2023-04-06

Como Citar

CARVALHEDO, T. Narrativas de vida e arte: atravessamentos trazidos pela Teoria Queer a uma professora de teatro na escola. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 27, p. 248–264, 2023. DOI: 10.35699/2237-5864.2023.41782. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41782. Acesso em: 19 nov. 2024.