Aparições da morte em Kantor e Rimini Protokoll

Autores

  • Bruno Leal Piva Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.43925

Palavras-chave:

Morte, Kantor, Rimini Protokoll, Objeto, Memória

Resumo

Parte-se da noção de morte proposta por Kantor através de objetos inanimados e da memória, para perceber alguma forma de vida no teatro quando o ator aparece no palco. Numa aproximação com a Cia. Rimini Protokoll e este período em que vivemos cercados pelo medo e pela solidão, pela falta de encontro, a morte exige um papel não só na vida, mas nas artes: a morte está sempre a rondá-las, constituindo não apenas aspectos conceituais da sua estética na evolução da teoria teatral, mas também influências que
promovem a sua discussão sobre a perda e a interrupção da vida como tema para a encenação.

Biografia do Autor

  • Bruno Leal Piva, Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

    Ator-pesquisador. Doutorando em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com Bolsa FCT, e membro investigador do Centro de Estudos de Teatro da mesma instituição. Mestre em Artes Cênicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Bacharel/Licenciado em Letras (Português/Espanhol) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 

Referências

BABLET, Denis. O jogo teatral e seus parceiros. In: KANTOR, Tadeusz. O teatro da morte: textos

organizados e apresentados por Denis Bablet. Tradução de J. Guinsburg, I. Kopelman, M. L. Pupo e

S. Fernandes. São Paulo: Edições Sesc-SP, 2008.

BENJAMIN, Walter. O narrador: reflexões sobre Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e

técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987. p.

-221. (Obras escolhidas, 1).

BERGMAN, Ingmar. O sétimo selo. Suécia: Svensk Filmindustri, 1956. 1 video (97 min.). Disponível

em: https://www.youtube.com/watch?v=A-rBzHIvoVA. Acesso em: 20 dez. 2020.

CALVINO, Ítalo. Visibilidade. In: CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições

americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 95-114.

FRIED, Michael. Art and objecthood. In: AUSLANDER, Philip (ed.). Performance: critical concepts in

literary and cultural studies. London/New York: Routledge, 2003. p. 165-187. (v. IV).

JUNG, Carl. O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 2008.

KAEGI, Stefan; HUBER, Dominic. Nachlass – Pièces sans personne. Vídeo do espetáculo de Rimini

Protokoll. Lausanne: Vidy Théâtre-Lausanne, 2016. 1 video (22 min.). Disponível em:

https://vimeo.com/207477304. Acesso em: 16 dez. 2020.

KAEGI, Stefan; BOCA Associação Cultural. Conferência dos ausentes. Boca Associação Cultural.

Lisboa, 2020. Disponível em: http://www.bocabienal.org/evento/workshop-com-stefan-kaegirimini-protokoll/. Acesso em: 20 nov. 2020.

KANTOR, Tadeusz. A Classe Morta. Vídeo do espetáculo de T. Kantor. Cracóvia: Telewizja Polska,

KANTOR, Tadeusz. Wielopole, Wielopole. Vídeo do espetáculo de T. Kantor. Florença: Teatro Cricot

, 1980.

KANTOR, Tadeusz. Hoje é meu aniversário. Vídeo do espetáculo de T. Kantor. Cracóvia: TVP

Kraków, 1991a.

KANTOR, Tadeusz. Ma maison. In: BANU, Georges (coord.). Ô douce nuit – les classes d’Avignon.

Paris: Actes Sud-Papiers, 1991b. p. 13-16.

KANTOR, Tadeusz. Le théâtre de la mort: textes réunis et présentés par Denis Bablet. Paris: L’Age

D’Homme, 2004.

KANTOR, Tadeusz. O teatro da morte: textos organizados e apresentados por Denis Bablet.

Tradução de J. Guinsburg, I. Kopelman, M. L. Pupo, & S. Fernandes. São Paulo: Edições Sesc-SP, 2008.

LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo:

Companhia das Letras, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

RIMINI PROTOKOLL. Nachlass – Pièces sans personnes. Documento textual cedido por S. Kaegi.

Lausanne: Vidy Theatre-Lausanne, 2017.

RIMINI PROTOKOLL. Website. Disponível em: https://www.rimini-protokoll.de/website/de/. Acesso

em: 13 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Aparições da morte em Kantor e Rimini Protokoll. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 28, p. 343–361, 2023. DOI: 10.35699/2238-2046.2023.43925. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/43925. Acesso em: 9 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 16

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.