Aparições da morte em Kantor e Rimini Protokoll
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.43925Palavras-chave:
Morte, Kantor, Rimini Protokoll, Objeto, MemóriaResumo
Parte-se da noção de morte proposta por Kantor através de objetos inanimados e da memória, para perceber alguma forma de vida no teatro quando o ator aparece no palco. Numa aproximação com a Cia. Rimini Protokoll e este período em que vivemos cercados pelo medo e pela solidão, pela falta de encontro, a morte exige um papel não só na vida, mas nas artes: a morte está sempre a rondá-las, constituindo não apenas aspectos conceituais da sua estética na evolução da teoria teatral, mas também influências que
promovem a sua discussão sobre a perda e a interrupção da vida como tema para a encenação.
Referências
BABLET, Denis. O jogo teatral e seus parceiros. In: KANTOR, Tadeusz. O teatro da morte: textos
organizados e apresentados por Denis Bablet. Tradução de J. Guinsburg, I. Kopelman, M. L. Pupo e
S. Fernandes. São Paulo: Edições Sesc-SP, 2008.
BENJAMIN, Walter. O narrador: reflexões sobre Nikolai Leskov. In: BENJAMIN, Walter. Magia e
técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987. p.
-221. (Obras escolhidas, 1).
BERGMAN, Ingmar. O sétimo selo. Suécia: Svensk Filmindustri, 1956. 1 video (97 min.). Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=A-rBzHIvoVA. Acesso em: 20 dez. 2020.
CALVINO, Ítalo. Visibilidade. In: CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio: lições
americanas. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p. 95-114.
FRIED, Michael. Art and objecthood. In: AUSLANDER, Philip (ed.). Performance: critical concepts in
literary and cultural studies. London/New York: Routledge, 2003. p. 165-187. (v. IV).
JUNG, Carl. O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 2008.
KAEGI, Stefan; HUBER, Dominic. Nachlass – Pièces sans personne. Vídeo do espetáculo de Rimini
Protokoll. Lausanne: Vidy Théâtre-Lausanne, 2016. 1 video (22 min.). Disponível em:
https://vimeo.com/207477304. Acesso em: 16 dez. 2020.
KAEGI, Stefan; BOCA Associação Cultural. Conferência dos ausentes. Boca Associação Cultural.
Lisboa, 2020. Disponível em: http://www.bocabienal.org/evento/workshop-com-stefan-kaegirimini-protokoll/. Acesso em: 20 nov. 2020.
KANTOR, Tadeusz. A Classe Morta. Vídeo do espetáculo de T. Kantor. Cracóvia: Telewizja Polska,
KANTOR, Tadeusz. Wielopole, Wielopole. Vídeo do espetáculo de T. Kantor. Florença: Teatro Cricot
, 1980.
KANTOR, Tadeusz. Hoje é meu aniversário. Vídeo do espetáculo de T. Kantor. Cracóvia: TVP
Kraków, 1991a.
KANTOR, Tadeusz. Ma maison. In: BANU, Georges (coord.). Ô douce nuit – les classes d’Avignon.
Paris: Actes Sud-Papiers, 1991b. p. 13-16.
KANTOR, Tadeusz. Le théâtre de la mort: textes réunis et présentés par Denis Bablet. Paris: L’Age
D’Homme, 2004.
KANTOR, Tadeusz. O teatro da morte: textos organizados e apresentados por Denis Bablet.
Tradução de J. Guinsburg, I. Kopelman, M. L. Pupo, & S. Fernandes. São Paulo: Edições Sesc-SP, 2008.
LEHMANN, Hans-Thies. O teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: um livro para todos e para ninguém. São Paulo:
Companhia das Letras, 2011.
RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
RIMINI PROTOKOLL. Nachlass – Pièces sans personnes. Documento textual cedido por S. Kaegi.
Lausanne: Vidy Theatre-Lausanne, 2017.
RIMINI PROTOKOLL. Website. Disponível em: https://www.rimini-protokoll.de/website/de/. Acesso
em: 13 dez. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruno Leal Piva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.