Aparições da morte em Kantor e Rimini Protokoll

Autores/as

  • Bruno Leal Piva Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.43925

Palabras clave:

Morte, Kantor, Rimini Protokoll, Objeto, Memória

Resumen

Parte-se da noção de morte proposta por Kantor através de objetos inanimados e da memória, para perceber alguma forma de vida no teatro quando o ator aparece no palco. Numa aproximação com a Cia. Rimini Protokoll e este período em que vivemos cercados pelo medo e pela solidão, pela falta de encontro, a morte exige um papel não só na vida, mas nas artes: a morte está sempre a rondá-las, constituindo não apenas aspectos conceituais da sua estética na evolução da teoria teatral, mas também influências que
promovem a sua discussão sobre a perda e a interrupção da vida como tema para a encenação.

Biografía del autor/a

  • Bruno Leal Piva, Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

    Ator-pesquisador. Doutorando em Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, com Bolsa FCT, e membro investigador do Centro de Estudos de Teatro da mesma instituição. Mestre em Artes Cênicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Bacharel/Licenciado em Letras (Português/Espanhol) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. 

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Publicado

2023-08-01

Cómo citar

Aparições da morte em Kantor e Rimini Protokoll. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 13, n. 28, p. 343–361, 2023. DOI: 10.35699/2238-2046.2023.43925. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/43925. Acesso em: 20 dec. 2024.

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