A docilização da arte pública
pós-graffiti e gentrificação na Zona Portuária do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2023.45483Palavras-chave:
Muralismo, Graffiti, Pós-Graffiti, Gentrificação, Zona PortuáriaResumo
Este artigo procura articular pintura mural, graffiti e pós-graffiti como manifestações da arte pública que, diante de cenários políticos diferenciados, têm apresentado objetivos e respostas sociais notadamente díspares. Recorrendo a uma extensa literatura nos campos da arte pública crítica, do muralismo, da cultura hip-hop e dos estudos urbanos da gentrificação, o artigo visa refletir sobre os processos de revitalização da Zona Portuária da cidade do Rio de Janeiro. Neste sentido, ao reconhecer o uso sistemático dos recursos da arte pública, em especial em projetos com artistas do pós-graffiti, o artigo sublinha o
interesse do poder público na parceria com a arte nos processos de revitalização e de gentrificação das áreas degradadas do porto do Rio de Janeiro.
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