Modos de fazer (arte)

o projetista, o montador, o propositor

Autores

  • Artur Correia de Freitas Universidade Estadual do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48106

Palavras-chave:

Autoria, Arte Contemporânea, Conceitualismo, Autoria Conceitual, Alografia

Resumo

Desde o conceitualismo dos anos 1960 e 1970, assistimos a sucessivas transformações acerca do que seja um autor no campo da arte contemporânea. No centro desse processo reside a chamada “autoria conceitual”, que se caracteriza pela coexistência dos seguintes aspectos: uma obra de imanência projetiva ou propositiva; um sistema de notação expresso ou latente; e a existência de ocorrências materiais que se executam em conformidade com o enunciado notacional. Recorrendo a artistas como Antonio Lizárraga, Doris Salcedo, Maurizio Cattelan, Flávia Naves, Alison Knowles e Tania Bruguera, este artigo pretende pôr à prova a hipótese de que, em termos conceituais, existem ao menos três tipos ou figuras autorais na arte contemporânea: o projetista, o montador e o propositor.

Referências

ADAN, Elizabeth. An “imperative to interrupt”: radical aesthetics, global contexts and site‐specificity in the recent work of Doris Salcedo. Third Text, vol. 24, n. 5, set. 2010.

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. São Paulo: Martins Fontes, 1982.

ARCHIBOLD, Randal. Cuba again arrests artist seeking dissidents’ release. New York Times, 2 jan. 2015.

ARTIST DORIS Salcedo on Bogotá: “The forces at work here are brutal”. Guardian culture, vídeo, 6’21’’, 26 jul. 2016. Disponível em: https://youtu.be/y7xF2HyPIQw Acesso em: 15 set. 2023.

BISHOP, Claire. Artificial hells: participatory art and the politics of spectatorship. London; New York: Verso, 2012.

BISHOP, Claire. Rise to the occasion. Artforum, vol. 57, n. 9, maio 2019.

BOURRIAUD, Nicolas. Pós-produção: como a arte reprograma o mundo contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BRUGUERA, Tania. Tania Bruguera – Tatlin's Whisper #5. Tate, vídeo, 4’00’’, 6 ago. 2008a. Disponível em: https://youtu.be/x7L1s_GWn3o Acesso em: 15 set. 2023.

BRUGUERA, Tania. Conditions for showing Tatlin’s Whisper #5. Tate Archive Acquisition File, duas páginas, 2008b.

BRUGUERA, Tania. Political timing specific art. In: Tania Bruguera in conversation with Claire Bishop. New York: Fundación Cisneros, 2020.

BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Lisboa: Veja, 1993.

BUSKIRK, Martha. The contingent object of contemporary art. Cambridge: MIT Press, 2003.

CALLE, Sophie (et alii). Affaire Daniel Druet-Maurizio Cattelan. Le Monde, Paris, 14 maio 2022.

CHILD, Danielle. Dematerialisation, contracted labour and art fabrication: the deskilling of the artist in the age of late capitalism. Sculpture Journal, vol. 24, n. 3, 2015.

CHILD, Danielle. Working aesthetics: labour, art and capitalism. London: Bloomsbury Academic, 2019.

DEZEUZE, Anna. “Open work”, “do-it-yourself” artwork and bricolage. In: DEZEUZE, Anna (org.). The “do-it-yourself” artwork: participation from Fluxus to new media. Manchester: Manchester University Press, 2010.

DUCHAMP, Marcel. Apropos of “readymades” [1961]. In: STILES, Kristine; SELZ, Peter. Theories and documents of contemporary art: a sourcebook of artist’s writings. Los Angeles: University of California Press, 1996.

FABIÃO, Eleonora. Programa performativo: o corpo-em-experiência. Ilinx - Revista do Lume, Unicamp, Campinas-SP, n. 4, 2013.

FABRIS, Annateresa. Antonio Lizárraga: uma poética da radicalidade. Belo Horizonte: C/Arte, 2000.

FORMIGHIERI, Laura. Mulheres performers latino-americanas: pequeno vocabulário de ferramentas revolucionárias. In: BAREL, Ana Beatriz; COSTA, Ana Cristina; COSTA, Paulo (orgs.). Cadernos da Casa-Museu Ema Klabin: mulher e seus saberes. São Paulo: Fundação Cultural Ema Klabin, 2019.

GENETTE, Gérard. A obra de arte: imanência e transcendência. São Paulo: Littera Mundi, 2001.

GOODMAN, Nelson. Linguagens da arte: uma abordagem a uma teoria dos símbolos. Lisboa: Gradiva, 2006.

HASS, Nancy. Are fabricators the most important people in the art world? New York Times, 22 jun. 2018.

JARDONNET, Emmanuelle. La justice donne raison à Maurizio Cattelan contre Daniel Druet. Le Monde, Paris, 8 jul. 2022.

KALB, Peter. Art since 1980: charting the contemporary. London: Laurence King Publishing, 2013.

KNOWLES, Alison. Great bear pamphlet. New York: Something Else Press, 1965.

KNOWLES, Alison. Alison Knowles – “I'm Making a Giant Salad”. Tate, vídeo, 3’46’’, 3 set. 2008. Disponível em: https://youtu.be/lmqvnIXnmyM Acesso em: 15 set. 2023.

KOTZ, Liz. Post-Cagean aesthetics and the “event” score. October, vol. 95, Winter, 2001.

LAUTER, Devorah. Maurizio Cattelan won his legal case against his disgruntled fabricator. Artnet News, 8 jul. 2022.

LIBERANO, Diogo. O trágico em FIGURAÇA. Revista Escrita, PUC-RJ, Rio de Janeiro, n. 24, 2018.

LIPPARD, Lucy. Six years: the dematerialization of the art object from 1966 to 1972. Berkeley: University of Califórnia Press, 1997.

MORRIS, Robert. Antiform. Artforum, vol. 6, n. 8, abr. 1968.

MOSQUERA, Gerardo. Cuba in Tania Bruguera’s work: the body is the social body. In: POSNER, Helaine; MOSQUERA, Gerardo; LAMBERT-BEATTY, Carrie (orgs.). Tania Bruguera: on the political imaginary. Milan; New York: Charta, 2009.

NAVES, Flávia. A Besta. Flávia Naves, site da artista, 2013. Disponível em: www.flavianaves.com Acesso em: 15 set. 2023.

NAVES, Flávia. Vândala. Flávia Naves, site da artista, 2014. Disponível em: www.flavianaves.com Acesso em: 15 set. 2023.

NAVES, Flávia. FIGURAÇA. Flávia Naves, site da artista, 2014-2015. Disponível em: www.flavianaves.com Acesso em: 15 set. 2023.

NAVES, Flávia. A Besta. Flávia Naves, vídeo, 5’20’’, 29 mar. 2016. Disponível em: https://youtu.be/URmskoqrlMg Acesso em: 15 set. 2023.

NAVES, Flávia. Figuras traçadas nas ruas [entrevista com a artista]. 4 parede, dossiê Deslocamentos, n. 15, 11 maio 2020. Disponível em: https://4parede.com Acesso em: 15 set. 2023.

NOCE, Vincent. Paris court rejects wax sculptor’s claim he is the true creator of eight Maurizio Cattelan works. The Art Newspaper, 8 jul. 2022.

OSBORNE, Peter. The post-conceptual condition: critical essays. London; New York: Verso, 2018.

PETRAZZI, Cassidy. Alison Knowles: a feminist recipe for subjectivity or how to cook your life. Dissertação (Mestrado em Artes), Oklahoma State University, Stillwater, 2019.

ROBERTS, John. The intangibilities of form: skill and deskilling in art after readymade. London; New York: Verso, 2007.

ROBINSON, Julia. The Brechtian event score: a structure in Fluxus. Performance Research: a Journal of the Performing Arts, vol. 7, n. 3, 2002.

RODRÍGUEZ, Juan-Ramón Barbancho. Arte social y político: el trabajo de Doris Salcedo. Laocoonte, Universitat de València, vol. 1, n. 1, 2014.

SALCEDO, Doris. Doris Salcedo: Istanbul | Art21 “Extended Play”. Art21, vídeo, 1’45’’, 23 jul. 2010. Disponível em: https://youtu.be/ZjYuDKFvsjY Acesso em: 15 set. 2023.

SCHNEIDER, Mary Emily. Material witness: Doris Salcedo’s practice as an address on political violence through materiality. Tese (doutorado em História da Arte e Arquitetura), Harvard, Cambridge, Massachusetts, 2014.

SMITH, Terry. One and five ideas: on conceptual art and conceptualism. Durham; London: Duke University Press, 2017.

SPITERI, Maria José. O processo de criação de Antonio Lizárraga. In: Anais do X Encontro Nacional da ANPAP, vol. 1, São Paulo, 10-12 nov. 1999.

SPITERI, Maria José. Antonio Lizárraga: quadrados em quadrados. São Paulo: Edusp, 2004.

TANIA BRUGUERA Cuban performance re-enacted at Neuberger Museum New York. Artlyst, 13 fev. 2015.

WESTERMAN, Jonah. Tania Bruguera born 1968 Tatlin’s Whisper #5 2008. Tate, site da Tate Modern, London, s.d. Disponível em: www.tate.org.uk Acesso em: 15 set. 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-01

Como Citar

CORREIA DE FREITAS, A. Modos de fazer (arte): o projetista, o montador, o propositor. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 207–232, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.48106. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48106. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta