A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg

Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)

Autores

  • Rafael Fava Belúzio Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48143

Palavras-chave:

Steven Spielberg, técnica, subjetividade, hermenêutica, estética

Resumo

O texto possui o objetivo de analisar a dialética técnico-subjetiva do cinema de Steven Spielberg, partindo, para tanto, da sequência inicial de Os Fabelmans. Utilizando método interpretativo hermenêutico, a entrada da obra é, a princípio, comentada; em seguida, ela é inserida em contextos mais amplos – o filme em si e parte expressiva da filmografia do diretor –; por fim, ao retornar para tal sequência, é possível executar uma reinterpretação, mostrando como resultado uma estrutura profunda do cinema spielberguiano. Assim, o artigo conclui que a abertura de Os Fabelmans é um momento privilegiado de autoconsciência do artista, ocasião em que Steven Spielberg revela muito de sua intenção estética.

Biografia do Autor

  • Rafael Fava Belúzio, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutor em Estudos Literários (UFMG).

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.

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Publicado

2024-04-01 — Atualizado em 2024-05-13

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Artigos - Seção aberta

Como Citar

A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg: Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022). PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 385–402, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.48143. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48143. Acesso em: 19 dez. 2024.

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