A dialética técnico-subjetiva de Steven Spielberg
Análise da sequência inicial do filme Os Fabelmans (The Fabelmans, EUA, 2022)
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48143Palavras-chave:
Steven Spielberg, técnica, subjetividade, hermenêutica, estéticaResumo
O texto possui o objetivo de analisar a dialética técnico-subjetiva do cinema de Steven Spielberg, partindo, para tanto, da sequência inicial de Os Fabelmans. Utilizando método interpretativo hermenêutico, a entrada da obra é, a princípio, comentada; em seguida, ela é inserida em contextos mais amplos – o filme em si e parte expressiva da filmografia do diretor –; por fim, ao retornar para tal sequência, é possível executar uma reinterpretação, mostrando como resultado uma estrutura profunda do cinema spielberguiano. Assim, o artigo conclui que a abertura de Os Fabelmans é um momento privilegiado de autoconsciência do artista, ocasião em que Steven Spielberg revela muito de sua intenção estética.
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