Trajetórias da pobreza e da desigualdade
a arte como instrumento de resistência
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48205Palavras-chave:
Arte, ensino, pobreza, Desigualdade Social, arte e resistênciaResumo
Este trabalho traz um relato de experiência de ensino de arte realizada em uma escola pública estadual do Ceará, que mobilizou estudantes e a comunidade escolar, sobretudo alguns professores, em torno de processos que transcendem a arte e seu ensino, trazendo a pobreza e a desigualdade social como linhas de frente e a arte como instrumento de transformação social. Como objeto, um projeto de
intervenção artística, realizado pelo autor de 2015 a 2019, tendo a cidade como palco de uma arte pública e colaborativa, justificado tanto pela indiferença diante da pobreza quanto pela necessidade crescente de encontrarmos saídas para o colapso social brasileiro. Eis aqui um importante instrumento de formação pessoal e social de adolescentes, apoiado pela subjetividade do ensino da arte.
Referências
ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2006.
BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1985.
CASTRO, Josué de. Fome: um tema proibido. Organização Anna Maria de Castro. Rio de
Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Programa Cuidar: conversando com os pais. Rio de
Janeiro: HS Editora, 2002.
DUARTE JR., João Francisco. Fundamentos estéticos da Educação. São Paulo: Cortez:
Universidade de Uberlândia, 1981.
FIGUEIRA, Divalte Garcia. História. São Paulo: Ática, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido.
Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1992.
HART, Herbert L. A. O conceito de direito. Tradução A. Ribeiro Mendes. 3. ed. Lisboa:
Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
JANSON, H. W.; JANSON, Anthony F. Iniciação à história da Arte. São Paulo: Martins
Fontes Editora, 2000.
MARÇAL, Mônica Braga. Técnicas corporais: Apostila. 2005. 120 p. Monografia
(Especialização em Arte e Educação) – Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará,
Fortaleza, 2005.
OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho. Fenomenologia da experiência estética: uma
alternativa na preparação de educadores. 1986. 124 p. Dissertação (Mestrado em
Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1986.
SACHS, Jeffrey. O fim da pobreza: como acabar com a miséria mundial nos próximos 20
anos. Tradução Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
VALENTE, José Armando. Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o
compreender. Boletim Salto para o Futuro: tecnología e educação – novos tempos, otros
rumos. Brasília, DF: Secretaria de Educação a Distância, 2002.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-05-13 (2)
- 2024-04-01 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Hemetério Araújo, Sr. Solonildo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.