Trajetórias da pobreza e da desigualdade

a arte como instrumento de resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48205

Palavras-chave:

Arte, ensino, pobreza, Desigualdade Social, arte e resistência

Resumo

Este trabalho traz um relato de experiência de ensino de arte realizada em uma escola pública estadual do Ceará, que mobilizou estudantes e a comunidade escolar, sobretudo alguns professores, em torno de processos que transcendem a arte e seu ensino, trazendo a pobreza e a desigualdade social como linhas de frente e a arte como instrumento de transformação social. Como objeto, um projeto de intervenção artística, realizado pelo autor de 2015 a 2019, tendo a cidade como palco de uma arte pública e colaborativa, justificado tanto pela indiferença diante da pobreza quanto pela necessidade crescente de encontrarmos saídas para o colapso social brasileiro. Eis aqui um importante instrumento de formação pessoal e social de adolescentes, apoiado pela subjetividade do ensino da arte.

Biografia do Autor

Solonildo Silva, Instituto Federal do Ceará - IFCE

Possui graduação em Sistemas e Mídias Digitais - SMD pela Universidade Federal do Ceará (2013), graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2009), graduação em Teatro pela Universidade Federal do Ceará (2020), graduação em Geografia / Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Ceará (1999), especialização em Metodologias do Ensino de Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (2002), especialização em Formação de Formadores pela Universidade Estadual do Ceará (2003), mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (2005), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2011), pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Assistente Básico em Administração pela Escola de Ensino Médio Adauto Bezerra (1994). Atualmente é Pesquisador do IMO da Universidade Estadual do Ceará, Professor Professor EBTT do Instituto Federal do Ceará, Membro de corpo editorial da Conexões: Ciência e Tecnologia, Professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Revisor e Membro do corpo editorial da RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT e Professor Permanente de Doutorado Acadêmico da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional. Atuando principalmente nos seguintes temas: UAB.

Referências

ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2006.

BARBOSA, Ana Mae. Teoria e prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1985.

CASTRO, Josué de. Fome: um tema proibido. Organização Anna Maria de Castro. Rio de

Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Programa Cuidar: conversando com os pais. Rio de

Janeiro: HS Editora, 2002.

DUARTE JR., João Francisco. Fundamentos estéticos da Educação. São Paulo: Cortez:

Universidade de Uberlândia, 1981.

FIGUEIRA, Divalte Garcia. História. São Paulo: Ática, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido.

Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1992.

HART, Herbert L. A. O conceito de direito. Tradução A. Ribeiro Mendes. 3. ed. Lisboa:

Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

JANSON, H. W.; JANSON, Anthony F. Iniciação à história da Arte. São Paulo: Martins

Fontes Editora, 2000.

MARÇAL, Mônica Braga. Técnicas corporais: Apostila. 2005. 120 p. Monografia

(Especialização em Arte e Educação) – Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará,

Fortaleza, 2005.

OLIVEIRA, Sandra Regina Ramalho. Fenomenologia da experiência estética: uma

alternativa na preparação de educadores. 1986. 124 p. Dissertação (Mestrado em

Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1986.

SACHS, Jeffrey. O fim da pobreza: como acabar com a miséria mundial nos próximos 20

anos. Tradução Pedro Maia Soares. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

VALENTE, José Armando. Repensar as situações de aprendizagem: o fazer e o

compreender. Boletim Salto para o Futuro: tecnología e educação – novos tempos, otros

rumos. Brasília, DF: Secretaria de Educação a Distância, 2002.

Downloads

Publicado

2024-04-01 — Atualizado em 2024-05-13

Versões

Como Citar

ARAÚJO, H.; SILVA, S. A. da. Trajetórias da pobreza e da desigualdade: a arte como instrumento de resistência. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 338–378, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.48205. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48205. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta