Tradição e inovação

Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.48572

Palabras clave:

Renda de crochê, Computação criativa, Exploração artística, Produção têxtil, Ensino de arte

Resumen

Este artigo busca relatar uma experiência de ensino e exploração artística da técnica de crochê através do uso de um algoritmo generativo que produz padrões circulares. A experiência ocorreu no curso de Design de Moda da Universidade Federal de Minas Gerais. O crochê enquanto técnica têxtil se encontra enraizado em práticas tradicionais, viabilizando pouco espaço para a exploração artística e poética. A introdução do algoritmo generativo com comportamento autônomo buscou provocar o pensamento crítico dos alunos, promovendo a reflexão sobre a técnica de forma espontânea e demorada.O resultado foi um trabalho colaborativo configurado por uma grande renda de crochê criada pelos alunos, associando tradição e inovação, e que proporcionou uma percepção alternativa sobre o uso da computação na exploração artística têxtil.

Biografía del autor/a

  • André Luiz Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

    Designer Multidisciplinar atuando na interseção entre Arte, Arquitetura e Design Computacional. Possui interesse em metodologias de projeto, Interação Humano-Computador (IHC), Técnicas Tradicionais e Tecnologia Computacional direcionada ao desenvolvimento de Arquitetura, Produto e Arte. Doutorando na linha de pesquisa Poéticas Tecnológicas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, mestrado na mesma instituição (2021), graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário do Leste de Minas (2018), e período sanduíche fomentado pela CAPES na Savannah College of Art and Design (2015).

  • Soraya Aparecida Alvares Coppola, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professora Doutora do Curso de Design de Moda da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA-UFMG); Conservadora e restauradora de bens culturais móveis (CECOR-EBA-UFMG); Conservadora e Restauradora têxtil pelo L'Istituto per l'Arte e il Restauro do Palazzo Spinelli/Itália; Líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq “STUDIOLO” (UFMG) e membro do CIETA/Lyon.

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Publicado

2024-04-01 — Actualizado el 2024-05-13

Versiones

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar

Tradição e inovação: Experiência de ensino e exploração artística do crochê através da computação. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 30, p. 86–109, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.48572. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/48572. Acesso em: 19 dec. 2024.

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