Minha fantasma, ou a performance de um corpo ao rés do chão
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.52513Palavras-chave:
Minha Fantasma, Nuno Ramos, performanceResumo
Este ensaio examina a escrita do texto verbal e visual “Minha Fantasma”, do artista plástico e escritor Nuno Ramos. Feito como um método de operacionalização de uma espécie de luto, tanto a escrita quanto as imagens produzidas no material revelam uma performance que, na tentativa de (an)arquivar o íntimo na materialidade da escrita e salvaguardar a memória, constrói-se em fragmentos que registram não apenas as imagens de um sujeito depressivo, mas também as forças que atravessam o corpo que vive o luto por outro corpo que ainda respira. Dialogando com as teorias de Freud e Barthes, a leitura do texto de Nuno Ramos revela um processo performático de sujeitos que sucumbem à doença, ao tempo e à morte.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Tradução de Hortência dos Santos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995.
BARTHES, Roland. Roland Barthes por Roland Barthes. Tradução de Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.
BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, v. 1). p. 114-119.
EPICURO. Carta sobre a felicidade: (a Meneceu). Tradução e apresentação de Álvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. São Paulo: Editora Unesp, 2002.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: o cuidado de si, v. 3. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 2009.
FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 12: Luto e melancolia. Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
KLINGER, Diana. Escrita de si como performance. Revista Brasileira de Literatura Comparada, São Paulo, n. 12, p. 11-30, 2008.
RAMOS, Nuno. Minha fantasma (um diário). In: RAMOS, Nuno. Ensaio geral: projetos, roteiros, ensaios, memórias. São Paulo: Globo, 2007. p. 366-396.
RAMOS, Nuno. [Entrevista concedida a] Rogério Pereira. Teatro Paiol, Curitiba. Rascunho, Curitiba, n. 139, nov. 2011. Disponível em: http://rascunho.com.br/nuno-ramos/. Acesso em: 4 maio 2024.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. Sobre o anarquivamento – um encadeamento a partir de Walter Benjamin. Poiésis, n. 24, p. 35-58, dez. 2014. Disponível em: http://www.poiesis.uff.br/p24/pdf/p24-dossie-3-marcio-seligmann-silva.pdf. Acesso em: 5 fev. 2025.
SILVA, Flávia Trocoli Xavier. A autobiografia e o diário como feridas na lógica da representação literária. Criação & Crítica, São Paulo, n. 19, p. 72-83, dez. 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gustavo Clevelares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.







