Vai-se por mim à sempiterna dor

Performance como resistência as catástrofes em Antigonick e Balkan Baroque

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52660

Palavras-chave:

Anne Carson, Antígona, luto, Marina Abramović, performance

Resumo

Neste artigo, empreendemos uma análise detalhada e comparativa das obras Antigonick, de Anne Carson, e Balkan Baroque, de Marina Abramović, focalizando a representação e a ritualística do luto em cada uma delas. Enquanto Carson revisita a tragédia de Sófocles desafiando as normas da tradução e criando um véu de ambiguidade que convida à reflexão sobre os aspectos ocultos e as nuances do luto, Abramović adota uma postura explicitamente confrontadora com exploração crua da dor pessoal e coletiva causada por conflitos e tragédias. Este estudo compara o luto ritualístico conforme apresentados nas tradições gregas clássicas, explorando como tais práticas são reinterpretadas nas expressões artísticas escolhidas – destacando o contraste entre abordagem poética e velada de Carson e a expressão direta e visceral de Abramović.

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Biografia do Autor

  • Ana Elisa Oliveira Medrado Drawin, Universidade Federal de Minas Gerais
    Mestranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UFMG, graduada em Letras pela UFMG.
  • Pedro Henrique Resende Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Belas Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

Vai-se por mim à sempiterna dor: Performance como resistência as catástrofes em Antigonick e Balkan Baroque. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 390–407, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.52660. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/52660. Acesso em: 24 dez. 2025.