Vai-se por mim à sempiterna dor
Performance como resistência as catástrofes em Antigonick e Balkan Baroque
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.52660Palavras-chave:
Anne Carson, Antígona, luto, Marina Abramović, performanceResumo
Neste artigo, empreendemos uma análise detalhada e comparativa das obras Antigonick, de Anne Carson, e Balkan Baroque, de Marina Abramović, focalizando a representação e a ritualística do luto em cada uma delas. Enquanto Carson revisita a tragédia de Sófocles desafiando as normas da tradução e criando um véu de ambiguidade que convida à reflexão sobre os aspectos ocultos e as nuances do luto, Abramović adota uma postura explicitamente confrontadora com exploração crua da dor pessoal e coletiva causada por conflitos e tragédias. Este estudo compara o luto ritualístico conforme apresentados nas tradições gregas clássicas, explorando como tais práticas são reinterpretadas nas expressões artísticas escolhidas – destacando o contraste entre abordagem poética e velada de Carson e a expressão direta e visceral de Abramović.
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