A extensão (curricular) como aprendizagem sobre produção cultural em dança

Autores

  • Neila Cristina Baldi Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53321

Palavras-chave:

dança, extensão curricular, formação, produção cultural

Resumo

O presente texto discute a introdução da extensão curricular no Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e como projetos extensionistas podem ser formadores sobre produção cultural. O objetivo é demostrar que os projetos permitiram o aprendizado prático sobre produção cultural, importante na formação de artistasdocentes. Para a escrita deste artigo, utilizou-se a autoetnografia, a partir das anotações do caderno docente, e do diário de campo dos/as estudantes. Conclui-se que a prática de produção de um curso, oficina ou evento de extensão permite a formação empírica nessa área. No entanto, ressalta-se a importância de aprofundamento, com atividades que possibilitem aos/às estudantes também a formação teórica e a formatação de um projeto cultural.

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Biografia do Autor

  • Neila Cristina Baldi, Universidade Federal da Bahia
    Professora do Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

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Publicado

2025-09-13

Edição

Seção

Artigos - Seção aberta

Como Citar

A extensão (curricular) como aprendizagem sobre produção cultural em dança. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 34, p. 359–373, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.53321. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/53321. Acesso em: 14 dez. 2025.