A extensão (curricular) como aprendizagem sobre produção cultural em dança
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53321Palavras-chave:
dança, extensão curricular, formação, produção culturalResumo
O presente texto discute a introdução da extensão curricular no Curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e como projetos extensionistas podem ser formadores sobre produção cultural. O objetivo é demostrar que os projetos permitiram o aprendizado prático sobre produção cultural, importante na formação de artistasdocentes. Para a escrita deste artigo, utilizou-se a autoetnografia, a partir das anotações do caderno docente, e do diário de campo dos/as estudantes. Conclui-se que a prática de produção de um curso, oficina ou evento de extensão permite a formação empírica nessa área. No entanto, ressalta-se a importância de aprofundamento, com atividades que possibilitem aos/às estudantes também a formação teórica e a formatação de um projeto cultural.
Downloads
Referências
BALDI, Neila. Acervo pessoal. 2022.
BALDI, Neila. Acervo pessoal. 2023.
BALDI, Neila. Noite da dança. Projeto de extensão n. 050958. Universidade Federal de Santa Maria: Santa Maria, 2018.
CARVALHO, José Felício dos Santos de; FARIA, Marina Dias de. Festival Universitário de Teatro de Improviso: produção cultural como ação de extensão. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 01-502, jan./jun. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistainterfaces/article/view/19522/19532.
Acesso: 13 out. 2023.
COELHO, Geraldo Ceni. A extensão universitária e sua inserção curricular. Interfaces - Revista de Extensão da UFMG, v. 5, n. 2, p. 5-20, jul./dez. 2017.
CORRÊA, Josiane Franken; NASCIMENTO, Flávia Marchi. Ensino de dança
no Rio Grande do Sul: um breve panorama. Conceição/Conception, Campinas, v. 2, n. 2, p. 53-68, jul./dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conce/article/view/8647702 Acesso em: 5 dez. 2023.
COSTA, Ivan Freitas da. Marketing cultural: o patrocínio de atividades culturais como ferramenta de construção de marca. São Paulo: Atlas, 2004.
LISBÔA FILHO, Flavi Ferreira. Extensão universitária: gestão, comunicação e desenvolvimento regional. Santa Maria: FACOS-UFSM, 2022.
ESCRITÓRIO REGIONAL PARA AS AMÉRICAS DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Histórico da pandemia de covid-19, s.d. Disponível: https://www.paho.org/pt/covid19/historico-da-pandemia-covid-19. Acesso: 30 nov. 2023.
INSTITUTO ALVORADA BRASIL. Projetos Culturais: como elaborar, executar e prestar contas. Brasília: Instituto Alvorada Brasil: Sebrae Nacional, 2014.
RIFFEL, Cristiane Maria; DONÇALVES, Daiana. O mercado da produção cultural na região do Vale do Itajaí. Vozes e Diálogo, Itajaí, v. 10, n. 1, p. 177-191, set./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.univali.br/index.php/vd/article/view/2960/1994. Acesso: 5 dez. 2023
SILVEIRA, Vanessa Cristina Fiuza. Trabalhabilidade, empregabilidade e sustentabilidade: construindo um instrumento de pesquisa com marcador étnico-racial para o estudo de egressos de cursos de Dança – o caso da Licenciatura em Dança da UFRGS. Trabalho de Conclusão de Curso (Dança) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/257997/001168148.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso: 5 dez. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 NEILA CRISTINA BALDI

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado
- É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A Revista PÓS não é responsável por quebras de direitos autorais feitas por seus colaboradores.







