Festival de Teatro Negro da UFMG

Ações de extensão para uma educação antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53462

Palavras-chave:

Teatro Negro, Festival de Teatro, Extensão;, Educação antirracista

Resumo

Este artigo faz um recorte de algumas ações de extensão promovidas pelo Teatro Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais (TU/UFMG), com enfoque no Festival de Teatro Negro (FETNE) e sua contribuição no processo de formação dos estudantes, ao apresentar obras com temáticas negras e afrorreferenciadas. Nessa perspectiva, entende-se que as atividades de extensão podem auxiliar na diversificação de pressupostos pedagógicos e na elaboração de uma política cultural para a universidade que valorize nossas heranças afro-brasileiras, sistematicamente apagadas pelo processo de colonização. Além disso, procura-se evidenciar como o contexto de elaboração do programa de extensão TU-70 anos: por uma escola antirracista favoreceu a criação de possibilidades de curricularização das ações de extensão propostas nas duas edições do FETNE.

Biografia do Autor

  • Denise Araújo Pedron, Teatro Universitário da UFMG

    Professora de Teoria Teatral no Teatro Universitário da UFMG,  performer, dramaturga e diretora em alguns trabalhos artísticos. É doutora em Literatura Comparada (2006) com a tese: “A performatividade na cultura contemporânea”. Realizou pesquisa de pós-doutorado sobre Processos Criativos e Trauma, no CRIA-ISCTE e no PPGAC da UFBA (2023). Coordena o Projeto de Extensão: TU Convida e co-coordena o Festival de Teatro Negro da UFMG.

  • Rogério Lopes da Silva Paulino, Teatro Universitário da UFMG e PPG-Artes da Escola de Belas Artes da UFMG

    Professor do Teatro Universitário e do Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da UFMG. Coordena o Teatro&Cidade - Núcleo de Pesquisa Cênica do TU e é co-coordenador do grupo de pesquisa do CNPQ - Africanidades e a Cidade e do Festival de Teatro Negro da UFMG. Realiza pesquisa de pós-doutorado em educação antirracista nas artes da cena no PPGE da UFOP. É ator e diretor de teatro com obras apresentadas em festivais no Brasil e no exterior, dedicando-se a  pesquisar as máscaras afro-brasileiras.

  • Marcos Antônio Alexandre, Faculdade de Letras da UFMG

    Professor Titular da UFMG, onde atua na graduação e na pós-graduação do curso de Letras e ministra disciplinas no curso de Teatro. É bolsista do CNPq – Nível 1C, integrante cofundador do Mayombe Grupo de Teatro (1995), Coordenador do NEIA – Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade da FALE/UFMG. Realizou pesquisas de pós-doutorado, sobre Teatro Negro, no ISA – Havana e no PPGAC, da UFBA (2008-2009); e, sobre Alteridades e Performance, no Instituto de Performance e Política das Américas – NYU e no NEPPA – PPGAC – Unirio (2017-2018). É Co-coordenador do Festival de Teatro Negro da UFMG.

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Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Festival de Teatro Negro da UFMG : Ações de extensão para uma educação antirracista . PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 156–178, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.53462. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/53462. Acesso em: 8 mar. 2025.

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