Festival de Teatro Negro de la UFMG

Acciones de extensión para la educación antirracista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53462

Palabras clave:

Teatro Negro, Festival de Teatro, Extensión, Educación antirracista

Resumen

Este artículo destaca algunas acciones de extensión promovidas por el Teatro Universitario de la Universidad Federal de Minas Gerais (TU/UFMG), centrándose en el Festival de Teatro Negro (FETNE) y su contribución al proceso de formación de estudiantes mediante la presentación de obras con temática negra y afro referenciadas. Desde esta perspectiva, se entiende que las actividades de extensión pueden ayudar en la diversificación de los aportes pedagógicos y en la elaboración de una política cultural para la universidad que valore nuestras herencias afrobrasileñas, sistemáticamente borradas por el proceso de colonización. Además, buscamos resaltar cómo el contexto de elaboración del programa de extensión TU-70 años: por una escuela antirracista favoreció la creación de posibilidades de curricularización de las acciones de extensión propuestas en las dos ediciones de FETNE.

 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Denise Araújo Pedron, Teatro Universitário da UFMG

    Professora de Teoria Teatral no Teatro Universitário da UFMG,  performer, dramaturga e diretora em alguns trabalhos artísticos. É doutora em Literatura Comparada (2006) com a tese: “A performatividade na cultura contemporânea”. Realizou pesquisa de pós-doutorado sobre Processos Criativos e Trauma, no CRIA-ISCTE e no PPGAC da UFBA (2023). Coordena o Projeto de Extensão: TU Convida e co-coordena o Festival de Teatro Negro da UFMG.

  • Rogério Lopes da Silva Paulino, Teatro Universitário da UFMG e PPG-Artes da Escola de Belas Artes da UFMG

    Professor do Teatro Universitário e do Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da UFMG. Coordena o Teatro&Cidade - Núcleo de Pesquisa Cênica do TU e é co-coordenador do grupo de pesquisa do CNPQ - Africanidades e a Cidade e do Festival de Teatro Negro da UFMG. Realiza pesquisa de pós-doutorado em educação antirracista nas artes da cena no PPGE da UFOP. É ator e diretor de teatro com obras apresentadas em festivais no Brasil e no exterior, dedicando-se a  pesquisar as máscaras afro-brasileiras.

  • Marcos Antônio Alexandre, Faculdade de Letras da UFMG

    Professor Titular da UFMG, onde atua na graduação e na pós-graduação do curso de Letras e ministra disciplinas no curso de Teatro. É bolsista do CNPq – Nível 1C, integrante cofundador do Mayombe Grupo de Teatro (1995), Coordenador do NEIA – Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade da FALE/UFMG. Realizou pesquisas de pós-doutorado, sobre Teatro Negro, no ISA – Havana e no PPGAC, da UFBA (2008-2009); e, sobre Alteridades e Performance, no Instituto de Performance e Política das Américas – NYU e no NEPPA – PPGAC – Unirio (2017-2018). É Co-coordenador do Festival de Teatro Negro da UFMG.

Referencias

ANUNCIAÇÃO, Aldri. Trilogia do confinamento: Namíbia não! Embarque imediato, o campo de batalha. São Paulo: Perspectiva, 2020.

BRASIL. Lei n° 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em 15/07/2024.

CARMO, Tereza Pereira. do; PAULINO, Rogério Lopes. da Silva.; RODRIGUES, Cristiano Cezarino. Uma Medeia Negra no Teatro Universitário da UFMG: experimentos antirracistas em uma disciplina de interpretação teatral. In: Reunião Científica da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 2022. Anais eletrônicos. Rio Branco: ABRACE, 2023. p. 1081-1096. Disponível em: https://portalabrace.org/novo2022/ebooks/artes-cenicas-na-amazonia-saberes-tradicionais-fazeres-contemporaneos. Acesso em: 17 jul. 2024.

CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.

DINIZ, Guilherme. Negruras virtuais: telas pretas futurando poéticas. In: ALEXANDRE, Marcos. PAULINO, Rogério Lopes da Silva.; PEDRON, Denise Araújo. (Org.). Teatro Negro UFMG arte na pandemia. Belo Horizonte: Viva Voz Editora, 2021. P. 59-85.

DUMAS, Alexandra Gouvea. Peles negras de uma cena teatral: processo construtivo de uma peça negrorreferenciada. Rascunhos, Uberlândia, v. 7, n. 1, p. 94-109, jun. 2020.

GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê? São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2017.

LIMA, Evani Tavares. Um olhar sobre o teatro negro do Teatro Experimental do Negro e do Bando de Teatro Olodum. 2010. Tese (Doutorado em Artes) –Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2010.

MACHADO, Ana Flávia.; PAGLIOTO, Bárbara Freitas; CUNHA, Maria Helena. O acesso de alunos de escolas públicas ao circuito liberdade: análise de um projeto piloto. Educação em Revista, v. 32, p. 317-347, 2016.

MARTINS, Leda Maria. Performances do tempo espiralar: poéticas do corpo-tela. Rio de Janeiro: Cobogó, 2021.

MUNANGA, Kabengele. Negritude: usos e sentidos. São Paulo, Ática, 2020.

OLAVO, Agostinho. Além do rio (Medea). In: NASCIMENTO, Abdias (Org.). Dramas para negros e prólogo para brancos: antologia de teatro negro brasileiro. Rio de Janeiro: Teatro Experimental do Negro, 1961. P. 199-231.

QUINN, Bernadette. Arts festivals, urban tourism and cultural policy. In: Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events, 2: 3, 264-279, 2010. Disponível em:https://doi.org/10.1080/19407963.2010.512207.

RUFINO, Luiz. Pedagogia das encruzilhadas. Rio de Janeiro: Mórula Editorial, 2019.

SOUZA, Julianna Rosa de. O teatro negro e as dinâmicas do racismo no campo teatral. São Paulo: Hucitec Editora, 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Pró Reitoria de Planejamento. Resolução no. 01/2020, de 05 de março de 2020. Disponível em: https://www.ufmg.br/proplan/wp-content/uploads/2022/08/Resolucao-01_2020-Cons.-Univ.-de-05-de-marco-de-2020-Equipe.pdf. Acesso em 15/07/2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Secretaria dos Órgãos de Deliberação Superior. Regimento Geral. Resolução Complementar n.03/2022, de 10 de novembro de 2022. Disponível em: https://www2.ufmg.br/sods/Sods/Sobre-a-UFMG/Regimento-Geral. Acesso em 15/07/2024.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Projeto político pedagógico do curso técnico de nível médio em teatro do Teatro Universitário. Belo Horizonte: UFMG, 2023.

Publicado

2025-01-31

Número

Sección

Dossiê

Cómo citar

Festival de Teatro Negro de la UFMG: Acciones de extensión para la educación antirracista. PÓS: Periódico del Programa de Posgrado en Artes de EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 156–178, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.53462. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/53462. Acesso em: 14 dec. 2025.