Artesanato com mulheres e extensão universitária

aprendizados dialéticos e dialógicos entre Brasil e Equador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53597

Palavras-chave:

extensão, mulheres, feminismo, artesanato

Resumo

Esta escrita apresenta reflexões oriundas de longos processos de trabalho extensionista, envolvendo a confecção de artesanato com dois grupos de mulheres artesãs: indígenas do Equador e camponesas do MST, do Sul do Brasil. As reflexões partem de práticas extensionistas que se distanciam da lógica assistencialista, mas buscam romper com o paradigma hegemônico de conhecimento e apontar para transformações sociais efetivas das mulheres periféricas. Para isso, dialoga-se com teorias críticas, como a decolonialidade e a educação popular, na construção de uma ciência feminista que incorpore os saberes populares das mulheres latino-americanas, que tenha essa perspectiva como ponto de partida e tenha o bem viver das mulheres de Abya Yala como ponto de chegada.

Biografia do Autor

  • Márcia Alves da Silva, Docente do PPG em Educação da UFPel

    Socióloga, Especialista, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Educação. Professora do Depto de Fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFPel. Docente Permanente do PPG em Educação da mesma Universidade. Áreas de atuação: educação; educação popular; estudos de gênero; artesanato e arte popular; decolonialidade; interseccionalidade; pesquisas autobiográficas.

  • Lissette Torres-Arévalo, UFPel

    Pesquisadora equatoriana feminista e artesã. Doutora em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande/ Brasil. Pós-Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas - UFPel / Brasil.

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Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Artesanato com mulheres e extensão universitária: aprendizados dialéticos e dialógicos entre Brasil e Equador. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 273–293, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.53597. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/53597. Acesso em: 11 jul. 2025.

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