Notas sobre currículo e extensão nas Artes da Cena
correspondências trocadas entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53605Palavras-chave:
Antirracismo, Extensão universitária, Pedagogia do Teatro, Relações étnico-raciais.Resumo
O presente artigo registra uma troca de correspondências entre docentes negres no ensino superior de Artes Cênicas que, por meio da escrevivência de práticas pedagógicas e extensionistas, desdobram dilemas e possibilidades na aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08. A partir das experiências narradas, conclui-se que as propostas de ensino-aprendizagem a partir de cosmopercepções negrodiaspóricas e indígenas na academia ainda se restringem às ações de extensão e pesquisa. Se, por um lado, a morosidade na inserção de tais conteúdos nos currículos universitários revela o racismo institucional, por outro, a integralização da extensão apresenta o desafio de não se deixar subordinar aos interesses neoliberais. Por fim, considera que sempre haverá algo que escapa à tentativa de formatação destas epistemologias, já que são saberes vivos e em permanente movimento.
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