Notas sobre currículo e extensão nas Artes da Cena

correspondências trocadas entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de Brasília

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53605

Palavras-chave:

Antirracismo, Extensão universitária, Pedagogia do Teatro, Relações étnico-raciais.

Resumo

O presente artigo registra uma troca de correspondências entre docentes negres no ensino superior de Artes Cênicas que, por meio da escrevivência de práticas pedagógicas e extensionistas, desdobram dilemas e possibilidades na aplicabilidade das Leis 10.639/03 e 11.645/08. A partir das experiências narradas, conclui-se que as propostas de ensino-aprendizagem a partir de cosmopercepções negrodiaspóricas e indígenas na academia ainda se restringem às ações de extensão e pesquisa. Se, por um lado, a morosidade na inserção de tais conteúdos nos currículos universitários revela o racismo institucional, por outro, a integralização da extensão apresenta o desafio de não se deixar subordinar aos interesses neoliberais. Por fim, considera que sempre haverá algo que escapa à tentativa de formatação destas epistemologias, já que são saberes vivos e em permanente movimento.

Biografia do Autor

  • Altemar Di Monteiro, UFMG

    Professor na Graduação em Teatro UFMG (Licenciatura e Bacharelado) na área de Teatros Negros. Pesquisador, dramaturgo, encenador, diretor cofundador do Nóis de Teatro, grupo atuante há 22 anos na periferia de Fortaleza – Ce. Doutor e Mestre em Artes, Especialista em Arte-educação, licenciado e tecnólogo em Teatro. Líder do Grupo de Pesquisa “Negruras – Performatividades (poéticas e pedagogias) negras e periféricas”. Dramaturgo de “Todo Camburão Tem Um Pouco de Navio Negreiro”, “Ainda Vivas”, “Desterro”, dentre outras peças. Trabalha nas áreas de Teatros Negros, Teatros de Rua, Pedagogias da Cena, Corporeidades e seus atravessamentos periféricos e raciais. Autor do livro “Caminhares Periféricos – Nóis de Teatro e a Potência do Caminhar no Teatro de Rua Contemporâneo” (Editora Piseagrama, Belo Horizonte, 2018).

  • Jennifer Jacomini de Jesus, UnB

    Arte-educadora, atriz, palhaça e pesquisadora. É doutora (2020) e mestra (2016) em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Realizou doutorado-sanduíche na Universitat Autónoma de Barcelona/Espanha (2019) com a tese "Palhaçaria Humanitária: uma perspectiva decolonial sobre a experiência da ONG Palhaços Sem Fronteiras". Foi professora colaboradora do Instituto de Artes da Universidade de Brasília (2021-2022). É especialista em Design Instrucional para Ensino à Distância Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (2014). Na graduação, cursou bacharelado (2012) e licenciatura plena (2011) em Teatro pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com mobilidade internacional na Universidad de Córdoba/Argentina (2011). Foi professora de Artes da Secretaria de Educação da Prefeitura de Santa Luzia (2013-2014) e servidora da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (2008-2010). É técnica em atuação (2008) pelo Teatro Universitário da UFMG. Nos últimos anos, tem atuado em organizações de trabalho humanitário em atenção a populações em situação de vulnerabilidade social, com foco na infância: Palhaços Sem Fronteiras (2016-2022), Plan International Brasil (2021) e Círculos de Hospitalidade (2017). https://orcid.org/0000-0002-0904-3264

Referências

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Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Notas sobre currículo e extensão nas Artes da Cena: correspondências trocadas entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade de Brasília. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 128–155, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.53605. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/53605. Acesso em: 9 mar. 2025.

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