As artes da presença e a extensão universitária
perspectivas na curricularização das dramaturgias do corpo-território
DOI:
https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53615Palavras-chave:
Artes da presença, dramaturgia expandida, extensão universitária, corpo-territórioResumo
Este artigo traça um paralelo entre a inserção das artes e a da extensão no âmbito universitário, a partir do conceito de corpo-território como chave para se pensar a Arte como rede extensiva e a extensão enquanto via estruturante da decolonialidade na composição dos currículos. Com o objetivo de contextualizar a práxis sensível do corpo e suas dramaturgias junto ao binômino arte-extensão, analisa-se três experiências artístico-extensivas vivenciadas na Universidade Federal do Sul da Bahia: Encontro de saberes, Grupo de Dança da UFSB e o Circuito de leituras dramáticas do CFAC. Ao refletir sobre experiências assentadas em território, em que as comunidades constituem a base epistemológica do conhecimento, busca-se levantar pontos de tensão entre os desafios do reconhecimento das artes da presença como via de desterritorialização dos saberes e os meandros de curricularização da extensão.
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