As artes da presença e a extensão universitária

perspectivas na curricularização das dramaturgias do corpo-território

Autores

  • Eder Rodrigues da Silva Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Eloisa Leite Domenici Universidade Federal do Sul da Bahia https://orcid.org/0000-0003-0126-5337

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.53615

Palavras-chave:

Artes da presença, dramaturgia expandida, extensão universitária, corpo-território

Resumo

Este artigo traça um paralelo entre a inserção das artes e a da extensão no âmbito universitário, a partir do conceito de corpo-território como chave para se pensar a Arte como rede extensiva e a extensão enquanto via estruturante da decolonialidade na composição dos currículos. Com o objetivo de contextualizar a práxis sensível do corpo e suas dramaturgias junto ao binômino arte-extensão, analisa-se três experiências artístico-extensivas vivenciadas na Universidade Federal do Sul da Bahia: Encontro de saberes, Grupo de Dança da UFSB e o Circuito de leituras dramáticas do CFAC. Ao refletir sobre experiências assentadas em território, em que as comunidades constituem a base epistemológica do conhecimento, busca-se levantar pontos de tensão entre os desafios do reconhecimento das artes da presença como via de desterritorialização dos saberes e os meandros de curricularização da extensão. 

Biografia do Autor

  • Eder Rodrigues da Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Éder Rodrigues da Silva  –  Prof. Dr. do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia UFSB e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto UFOP –  Dramaturgo, artista da cena, pesquisador – Docente Adjunto do Centro de Formação em Artes e Comunicação da UFSB

  • Eloisa Leite Domenici, Universidade Federal do Sul da Bahia

    Eloisa Domenici é professora associada do Centro de Formação em Artes da Universidade Federal do Sul da Bahia, atua no Programa de Pós-Graduação em Artes da UFSB e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA. É artista graduada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas e tem Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou pesquisas de pós-doutorado junto ao grupo das Epistemologias do Sul, no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

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Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

As artes da presença e a extensão universitária: perspectivas na curricularização das dramaturgias do corpo-território. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, p. 69–95, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.53615. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/53615. Acesso em: 8 mar. 2025.

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