Máscaras e mascaramentos performativos

entre formas, manifestações e aparições diversas

Autores

  • Bya Braga Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Marcelo Rocco UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)
  • Júlia Camargos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Tamira Mantovani

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2024.54530

Palavras-chave:

Apresentação; dossiê

Resumo

Este número da Revista Pós do Programa de Pós-Graduação em Artes, da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais disponibiliza a você o Dossiê Temático Máscaras e mascaramentos performativos: entre formas, manifestações e aparições diversas, proposto pela Profª Drª Bya Braga (Maria Beatriz Braga Mendonça), por meio Grupo LAPA-UFMG (Laboratório de Pesquisa em Atuação)/CNPq, liderado por ela. Junto a esta pesquisadora, se reuniram o professor pesquisador Dr. Marcelo Rocco (Artes Cênicas-UFOP/PPGArtes-UFMG) e as pesquisadoras doutorandas do Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes-UFMG, Júlia Camargos e Tamira Mantovani, integrantes do referido grupo, formando, assim, o Comitê Editorial. 

Biografia do Autor

  • Bya Braga , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Bya Braga (Maria Beatriz Braga Mendonça). Artista cênica. Professora de Teatro na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) desde 1993, vinculada ao Departamento de Artes Cênicas (ARC) da Escola de Belas Artes (EBA). Seus campos de trabalho se concentram na área de atuação, improvisação, jogo de máscaras, teatro físico, mímica corpórea e pesquisa-criação. Pesquisadora em Teatro pelo CNPq. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da EBA-UFMG, Linha de pesquisa Artes da cena. Professora efetiva na Graduação em Teatro da EBA-UFMG (Bacharelado e Licenciatura). Doutora em Artes Cênicas (UNIRio/Universidad Castilla-La Mancha-ES) com pesquisa-criação junto ao Centro MOVEO de teatro físico (Barcelona-ES). Pós-Doutora em Estudos da Performance (New York University/Performance Studies Department-EUA) com pesquisa-criação junto ao Theatre de l'Ange Fou e a International School of Corporeal Mime. Líder do Grupo LAPA-UFMG/CNPq (Laboratório de Pesquisa em Atuação Cênica). Criou e coordena o Colóquio Internacional Mascaramento na Cena Expandida, com três edições. Foi diretora da Escola de Belas Artes da UFMG (2013-2017). É autora e organizadora de várias publicações na área. Atua e dirige espetáculos cênicos.  
  • Marcelo Rocco, UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO (UFOP)

    Marcelo Rocco (Marcelo Eduardo Rocco de Gasperi) é professor Associado da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) - Áreas de Licenciatura e de Bacharelado em Teatro, fixado no Departamento de Artes Cênicas (DEART). Atualmente é professor colaborador no PPGARTES, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É coordenador do grupo de pesquisa Transeuntes - Estudos sobre performance (UFSJ), cadastrado pelo CNPq. Desde 2012 é membro do grupo de pesquisa do Laboratório de Improvisação e Dramaturgia (LADI), pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Desde 2013 é membro do grupo de pesquisa cênica HÍBRIDA - poéticas híbridas da cena contemporânea (CNPq). Como formação é Doutor em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) 2008. Especialista em Pós-Graduação/ Latu Sensu em Pesquisa em Arte e Cultura, na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) - Escola Guignard, 2008. Graduado em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006. Graduado em Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto, em 2006

  • Júlia Camargos , Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

    Júlia Camargos é atriz, diretora, pesquisadora e professora de teatro. É doutoranda em Artes, mestra em Educação (2020) e graduada em licenciatura em teatro (2015), sendo todas as formações pela UFMG. Trabalha com conteúdos relacionados à atuação, improvisação, encenação, expressão vocal e pedagogia teatral associados à perspectiva feminista e anticolonial. Atualmente investiga a poética de direção de encenadoras de matriz indígena.

  • Tamira Mantovani

    Tamira Mantovani é atriz, performer e pesquisadora há 20 anos. Doutoranda em Artes da Cena pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente pesquisa as relações entre as ideias de Antonin Artaud e o teatro ritualístico e performático realizado na América Latina. É mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2019), graduada em Interpretação pela Escola de Belas Artes da UFMG (2013) e técnica em teatro pelo Teatro Universitário da UFMG (2010). Trabalhou como arte-educadora do Centro Cultural Banco do Brasil (2013-2016 e 2023-2024) como responsável pelo Grupo de Pesquisa em Artes Cênicas do Setor Educativo. 

Referências

Sem referências

Downloads

Publicado

2024-10-21

Edição

Seção

Editorial

Como Citar

Máscaras e mascaramentos performativos: entre formas, manifestações e aparições diversas. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 32, p. 7–12, 2024. DOI: 10.35699/2238-2046.2024.54530. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/54530. Acesso em: 22 dez. 2024.