DOSSIÊ TEMÁTICO -A Curricularização Da Extensão: Artes, Universidade e Comunidade

Autores

  • Marcelo Rocco
  • Ricardo Carvalho de Figueiredo UFMG
  • Renata Patrícia Silva UFT
  • Thiago Carvalho Meira UERJ

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.56547

Palavras-chave:

TEXTO INTRODUÇÃO AO DOSSIÊ TEMÁTICO A Curricularização Da Extensão: Artes, Universidade e Comunidade

Resumo

Com a aprovação da Resolução n° 07 de 18 de dezembro de 2018 do Conselho Nacional de Educação (CNE) que “Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei n. 13.005/14” (BRASIL, 2018), institui-se os pilares para a aplicabilidade da extensão nos cursos superiores brasileiros. Neste espectro, os fundamentos e os procedimentos que compõem as diretrizes para a extensão regulamentam:

[...] as atividades acadêmicas de extensão dos cursos de graduação, na forma de componentes curriculares para os cursos, considerando-os em seus aspectos que se vinculam à formação dos estudantes, conforme previstos nos Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs), e nos Projetos Políticos Institucionais (PPIs) das entidades educacionais, de acordo com o perfil do egresso, estabelecido nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) e nos demais documentos normativos próprios. (BRASIL, 2018)

Além disso, as diretrizes extensionistas propõem uma interação mais dialógica com a comunidade em diferentes setores sociais, ampliando a troca de conhecimento para uma formação estudantil mais cidadã. A ideia é estimular na academia a produção de diferentes sentidos referentes à relação entre universidade e sociedade. Ou seja, tal proposta subverte ainda mais a lógica de hipervalorização dos conteúdos estritamente formais e canônicos, caminhando para o caráter educacional interdisciplinar, cujos objetivos percorrem por uma maior participação social frente às questões complexas e urgentes no tecido das cidades.

Referências

a curricularização surge como desafio à universidade de se reinventar frente às práticas extensionistas, em detrimento à lógica assistencialista que, por sua vez, contradiz o princípio da horizontalidade entre universidade e comunidade. A curricularização estabelece diretrizes de natureza exploratória e investigativa acerca dos diferentes papeis da universidade brasileira

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Publicado

2025-01-31

Edição

Seção

Editorial

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Como Citar

DOSSIÊ TEMÁTICO -A Curricularização Da Extensão: Artes, Universidade e Comunidade. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 33, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.56547. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/56547. Acesso em: 12 jul. 2025.

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