Experiências cênicas para um laboratório de pesquisa prática em atuação

Autores

  • Bya Braga Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046..15638

Resumo

Este texto aborda como algumas práticas cênicas laboratoriais podem colaborar para a constituição de uma pesquisa prática artística. Cita V. Meyerhold e Étienne Decroux como referências para uma atitude experimental cênica fundamentada no ato de pesquisar na ação. Realiza conexões com o pensamento de G. Bataille a partir da noção de experiência e intensidade. Apresenta alguns princípios que norteiam o trabalho no Laboratório de Pesquisa em Atuação-LAPA.

Biografia do Autor

  • Bya Braga, Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais
    Professora Adjunta do Departamento de Fotografia, Teatro e Cinema da Escola de Belas Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Minas Gerais

Referências

ALTHUSSER, Louis. Freud e Lacan – Marx e Freud. Rio de Janeiro: Graal, 1984. ASLAN, Odette. O ator no século XX. Evolução da técnica/Problema da ética. Trad. Rachel A. B. Fuser, Fausto Fuser e J. Guinsburg. São Paulo: Ed. Perspectiva, 1994. ASSANDRI, José. Entre Bataille y Lacan. Ensayo sobre el ojo, golosina caníbal. Buenos Aires: Ediciones literales, 2007. BATAILLE, Georges. A experiência interior. Trad. Celso L. Coutinho, Magali Montagné e Antonio Ceschin. São Paulo: Ed. Ática, 1992. BRAGA, Bya. Étienne Decroux e a artesania de ator. Caminhadas para a soberania. Belo Horizonte : Ed. UFMG, 2013. DECROUX, Étienne. Paroles sur le mime. Paris: Librairie Théâtrale, 1994. __. The origin of corporeal mime. In: Mime Journal. 1978. P. 8-23. __. The mask. In: Mime Journal. 1978. P. 29-40. __. The marionette.In: Mime Journal. 1978. P. 41-47. LOPES, Eliana M. T; CARVALHO, Jeanne D’Arc; CURI, Graça A. (Org.). Transfinitos. Transmissão: clínica e passe. Belo Horizonte: Argvmentvum, 2008. MEYERHOLD, V. Do teatro. Tradução e notas de Diego Moschkovich. São Paulo: Iluminuras, 2012. ___. Textos teóricos. Volume 1. Introduccion y seleccion de J. A. Hormigón. Madrid: Alberto Corazon Editor, 1972. SCHINO, Mirella. Alchimisti della scena. Teatri laboratorio del novecento europeo. Roma: Editori Laterza, 2009.

Downloads

Publicado

2013-11-29

Edição

Seção

Artigos - Seção temática

Como Citar

Experiências cênicas para um laboratório de pesquisa prática em atuação. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 75–85, 2013. DOI: 10.35699/2238-2046.15638. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15638. Acesso em: 25 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)