No Ateliê de Linda Fregni Nagler

Autores

  • Monique Burigo Marin UDESC

DOI:

https://doi.org/10.35699/2238-2046.2025.55183

Palavras-chave:

fotografia, história da fotografia, narrativa visual, práticas experimentais em fotografia

Resumo

Linda explora sua prática artística diversificada, incluindo o projeto The Hidden Mother, e outros trabalhos. O objetivo central é examinar como suas obras refletem aspectos técnicos e filosóficos da fotografia. A artista detalha o processo de criação e curadoria para a Bienal de Veneza, a colaboração com Cindy Sherman e as experiências com conservação de imagens. Linda discute seu interesse por práticas fotográficas e experimentais, e destaca a importância de tornar trabalhos pessoais universais e a necessidade de balancear a percepção visual com a narrativa técnica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Monique Burigo Marin, UDESC

    Investiga a memória, os feminismos, o meio ambiente e a fotografia. É doutoranda em Artes Visuais, na linha de Processos Artísticos Contemporâneos pela UDESC, pela qual também é mestre em Artes Visuais - Teoria e História das Artes Visuais (2020). É formada em Artes Visuais pela Uniasselvi (2022), em Fotografia Artística pela EFA (2017) e em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UNIVALI (2014). Participou de diversas mostras coletivas, nacionais e internacionais, como a III Exposição internacional de Arte e Gênero, Mostra Museu: Arte na Quarentena, TRELA: Exposição Internacional de Vídeo Arte, entre outras. No final de 2018, levou sua exposição “EU ERA UM OCEANO” para a Índia.

    Florianópolis, Brasil.

    Lattes ID: http://lattes.cnpq.br/5294996851445225. 
    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1890-8466.
    E-mail: moniqueburigomarin@gmail.com.

Referências

FLORES, Teresa Mendes. Fotografia, auto-retrato e autobiografia. Comunicação Pública, v. 1, n. 2, p. 1-22, 2005. Disponível em: http://journals.openedition.org/cp/9123. Acesso em: 2 set. 2024.

NAGLER, Linda Fregni. L’incredibile Hercule Florence. Il Post, Milano, 30 mar. 2024. Disponível em: https://www.ilpost.it/2024/03/30/fregninagler-lincredibile-hercule-florence/. Acesso em: 2 set. 2024.

NICOLAO, Federico. The Hidden Mother: Linda Fregni Nagler’s research at the Venice Biennale is made up of 997 images of women – hidden by their children, they reveal women’s role in society between nineteenth and twentieth centuries. domus, Venice, 21 jun. 2013. Disponível em: https://www.domusweb.it/en/art/2013/06/17/the_hidden_mother.html. Acesso em: 2 set. 2024.

Downloads

Publicado

2025-09-13

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

No Ateliê de Linda Fregni Nagler. PÓS: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 15, n. 34, p. 513–536, 2025. DOI: 10.35699/2238-2046.2025.55183. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/55183. Acesso em: 24 dez. 2025.