Edward Yang revisited

Imagery, autofiction and temporality

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.16115

Keywords:

Edward Yang, Narrative regimes, Language of cinema

Abstract

This study deals with imagery, history and temporality in the Edward Yang. It aims at investigating how these dimensions are configured through a regime de imagéité (regime of imagery) that worked within degrees of closeness and distancing of visibility and invisibility, based on the conception of the cinematographic network in order to bring forth the narrative materiality of the story, its labyrinthine and circular temporality. It will present a contextual and filmic analysis of That day on the beach (1983), A brighter summer day (1991) and Yi Yi (2000). Results show that, through the configuration of narrative regimes regarding the central questions of cinema (imagery, history and temporality), these films are constituted as language, while also being constituted in a dialectical relationship with the social reality that they address and with the historical world that they (re)invent, (trans)figure and (de)construct, with significant doses of autofiction and an intersection between individual and collective histories.

Author Biography

  • Marcos Aurélio Felipe, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Brasil

    Professor associado do Centro de Educação-CE, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN. Integra o corpo docente do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC). Tem graduação em história, mestrado e doutorado em educação pela UFRN. Atua nos componentes da área das tecnologias e linguagens na educação. Tem publicações em periódicos nacionais e internacionais. Pesquisa história e linguagem do documentário, cinematografias contemporâneas e, atualmente, desenvolve projeto de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE) sobre cinema indígena, a partir das produções audiovisuais e das dimensões formativas da ONG Vídeo nas Aldeias (VNA).

     

    PUBLICAÇÕES – ÚLTIMOS TRÊS ANOS

     

    Publicações de artigos - 2018:

    FELIPE, Marcos Aurélio. Aportes para análise fílmica em contextos educativos: o cinema de Aloysio Raulino (1968-1980)”. IN: NORONHA, Claudianny Amorim; BARBOSA, Tatyana Mabel Nobre; ARAÚJO, Magnólia Floriano Fernandes de (Orgs.). Leitura e escrita em diferentes contextos de aprendizagem: letramentos, sustentabilidade e perspectiva de ensino.São Paulo:Editora Livraria da Física, 2018. p. 259-287

    FELIPE, Marcos Aurélio. O filme documentário (1922-1960): artifício, registro e (re)produção da realidade. Doc On-line – Revista Digital de Cinema Documentário, n. 23, p. 105-128, mar.  2018. DOI: http://dx.doi.org/10.20287/doc.d23.ar02

    FELIPE, Marcos Aurélio. 2018. Escrituras fílmicas problematizadoras do mundo histórico: a ‘questão indígena’ no Brasil. Famecos – mídia, cultura e tecnologia, v. 25, n. 2, p. 1-30, mai./ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.29351

    FELIPE, Marcos Aurélio. Problemáticas do contemporâneo em Tsai Ming-Liang: memória, distanciamentos e sexualidade. Aniki – Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, v. 5, n. 2, p. 257-283, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.14591/aniki.v5n2.361

     

    Publicações de artigos - 2019

    FELIPE, Marcos Aurélio. Variações sobre o cinema de Vincent Carelli: múltiplos reflexos – DOC On-line – revista digital do cinema documentário– Universidade da Beira Interior (UBI, Portugal / Unicamp). DOI: http://dx.doi.org/10.20287/doc.d25.dt01

    FELIPE, Marcos Aurélio. Contranarrativas fílmicas Guarani Mbya: atos decoloniais de desobediência estética e institucionais – Matrizes – Revista da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP).DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v13i1p231-254

     

    Artigos aceites - 2019:

    FELIPE, Marcos Aurélio. Dimensões (Auto)biográficas em Hou Hsiao-hsien – E-Compós– Revista da Compós - dos Programas de Pós-graduação em Comunicação. Brasil. Publicação prevista para 2019.2.

    FELIPE, Marcos Aurélio. Escrituras documentárias contra a barbárie – Caiana– Revista de Historia del Arte y Cultura Visual  del Centro Argentino (Caia). Argentina. Publicação prevista para julho/2019.

References

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FILMOGRAFIA

A CIDADE das tristezas. Título original: Beiqíng chéngshì. Diretor: Hou Hsiao-Hsien. Taiwan:1989. (2h 37min).

AS COISAS simples da vida. Título original: Yi yi. Diretor: Edward Yang. Taiwan; Japão: 2000. (2h 53min).

AQUELE dia na praia. Título original: Hai tan de yi tian. Diretor: Edward Yang. Taiwan: 1983. (2h 46min).

BONS HOMENS, Boas Mulheres. Título original: Hao nan hao nu. Diretor: Hou Hsiao-Hsien. Taiwan: 1995. 1 DVD (1h 48min).

CÃES errantes. Título original: Jiao you. Diretor: Tsai Ming-liang. Taiwan; França: 2013. (2h 18min).

CONTOS da lua vaga. Título original: Ugetsu. Diretor: Kenji Mizoguchi. Japão: 1953. (1h 36min).

FLOR do equinócio. Título original: Higanbana. Diretor: Yasujiro Ozu. Japão: 1958. (1h 48min).

FLORES de Xangai. Título original: Hai shang hua. Diretor: Hsiao-Hsien Hou. Taiwan; Japão:1998. 1 DVD (2h 10min).

HISTÓRIA de Taipei. Título original: Qing mei zhu ma. Diretor: Edward Yang. Taiwan: 1985. (1h 59min).

HOMEM sanduíche. Título original: Er zi de dan wan ou. Diretor: Hou Hsiao-hsein e outros. Taiwan: 1983. (1h 45min).

IN OUR TIME. Título original: Guang yin de gu shi. Diretores: Yi Chang, I-Chen Ko, Te-Chen Tao, Edward Yang. Taiwan: 1982. (1h 46min).

MESTRE das Marionetes. Título original: Xi meng ren sheng. Diretor: Hsiao-Hsien Hou. Taiwan: 1993. (2h 22min).

OS GAROTOS de Fengkuei. Título original: Feng gui lai de ren. Diretor: Hou Hsiao-Hsien. Taiwan: 1983. (1h 41min).

OS TERRORISTAS. Título original: Kong bu fen zi. Diretor: Edward Yang. Taiwan: 1986. (1h 49min).

POEIRA ao vento. Título original: Liàn liàn fengchén. Diretor: Hou Hsiao-hsien. Taiwan: 1986. (1h 49min).

UM DIA quente de verão. Título original: Gu ling jie shao nian sha ren shi jian. Diretor: Edward Yang. Taiwan: 1991. (3h 57min).

UM TEMPO para viver, um tempo para morrer. Título original: Tóngnián wangshì. Diretor: Hou Hsiao-hsien. Taiwan: 1985. (2h 18min).

UM VERÃO na casa do vovô. Título original: Dong dong de jiàqi. Diretor: Hou Hsiao-Hsien. Taiwan: 1984. (1h 33min).

Published

2019-11-22

Issue

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How to Cite

Edward Yang revisited: Imagery, autofiction and temporality. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 286–311, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.16115. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/16115. Acesso em: 22 dec. 2024.

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