UCRÔNICA

UMA TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA PARA O ENSINO DAS ARTES AUDIOVISUAIS

Authors

  • Leonardo Silva Souza Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Keywords:

Audiovisual editing, Uchronic time, Contemporary technologies

Abstract

There are several possible interlacings between contemporary technologies and art education, but it is important that the pedagogical project of the schools that launch this experiment seeks to constantlyencourage the appropriation of technologies for purposes of artistic experimentation by their team. In order to contribute to this pedagogical perspective, we developed a open source software with free distribution for video editing, which enables us to reconsider the practice and teaching methods for audiovisual editing. This article presents the general concepts that permeate the contemporary technology here called Uchronic Mountage and some possibilities in the audiovisual arts education.

Author Biography

Leonardo Silva Souza, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil

Leo Souza se dedica à criação, pesquisa e ao ensino no campo híbrido de Arte e Tecnologia.

 

Profissional das áreas de direção cinematográfica, direção de fotografia e roteiro, doutorando em Poéticas Tecnológicas, mestre em Montagem pela linha de pesquisa Arte & Tecnologia da Imagem (EBA-UFMG) e bacharel em Ciência da Computação (DCC-UFMG) com pesquisa sobre vídeo digital, tem também formação em dramaturgia pelo CEFAR.

 

Atua, desde 2006, nas áreas de direção e montagem para audiovisual, na direção de audiovisual para teatro e na criação de tecnologias para audiovisual. No campo das artes audiovisuais e da educação, trabalhou como professor-pesquisador em instituições como a Universidade Federal de Minas Gerais, a OI Kabum! e a Associação Imagem Comunitária.

 

Dentro de sua pesquisa em narrativas multilineares e rotoscopia automatizada, Leo Souza publicou diversos estudos sobre impactos da montagem multilinear na dramaturgia e direção de audiovisual. Na sua experiência docente, inaugurou coordenou e ministrou vários cursos de vídeo e multimídia em Belo Horizonte, tendo recebido prêmios, menções de honra e destaques desde o início de seu percurso em Arte, Educação e Tecnologia. Atualmente é coordenador de audiovisual na CAC UFMG.

References

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Tradução Vinícius Nicastro Honesko. Santa Catarina: Argos, 2009.

AUGUSTO, Maria de Fátima. A montagem cinematográfica e a lógica das imagens. Belo Horizonte: FUMEC, 2004.

BARBOSA, Ana Mae. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro comas tecnologias contemporâneas. In: Arte/Educação Contemporânea: Consonâncias Internacionais. Org. Ana Mae Barbosa. São Paulo: Cortez, 2008.

COUCHOT, Edmont. A tecnologia na arte: da fotografia à realidade virtual. Porto Alegre: Ed. UFRGS, 2003.

DELEUZE, Gilles. A Imagem-tempo. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DELEUZE, Gilles, GATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Livro 1. São Paulo: Editora 34, 2004.

DELEUZE, Gilles, GATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Livro 5. São Paulo: Editora 34, 1997.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

LATOUR, Bruno. A esperança de Pandora: ensaios sobre a realidade dos estudos científicos. São Paulo: EDUSC, 2001.

MURCH, Walter. Num Piscar de Olhos: A edição de Filmes sob a ótica de um mestre. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2004.

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Tecnologias Contemporâneas e o Ensino da Arte, in: BARBOSA, Ana Mae (Org), Inquietações e mudanças no ensino da arte. 6ª Edição. São Paulo: Cortez Editora, 2011.

XAVIER, Ismail. A experiência do cinema: antologia. Rio de Janeiro: Graal, 2003. Revistas Notas de aula

PIMENTEL, Lucia Gouvêa. Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas. Aula proferida na Escola de Belas Artes da UFMG. Belo Horizonte, Março a Julho de 2013.

MESHES OF AFTERNOON. Direção: Maya Deren, Alexander Hammid. Produção: Maya Deren, Alexander Hammid. Roteiro: Maya Deren. Interpretes: Maya Deren, Alexander Hammid. Som: Teiji Ito. EUA: N/A, 1943. 1 filme (14min), P&B.

Published

2017-11-22

How to Cite

SOUZA, L. S. UCRÔNICA: UMA TECNOLOGIA CONTEMPORÂNEA PARA O ENSINO DAS ARTES AUDIOVISUAIS. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, p. 61–71, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15497. Acesso em: 6 jul. 2024.

Issue

Section

Articles - Thematic section