Reagencies of/in the present

Proposals for an embodied and affective dance historiography education

Authors

  • Roberta Ramos Marques Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil http://orcid.org/0000-0001-8922-9175
  • Fabiana Dultra Britto Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil

Keywords:

Teaching, Dance historiography, Reagency

Abstract

This article is based on the criticism to the traditional dance historiography, reduced to the linear enchainment of masters’, choreographers’ and dancers’ individual paths, in order to discuss how the proposal of an embodied and affective dance historiography teaching can be a positive response, in the present, to the challenge of narrating the historical process of dance in its different contexts. From examples of danced reenactment, we discuss the use of this practice as a tool to develop renewals in the dance historiography teaching. To achieve this aim, we propose the concept of reagency within this pedagogical context, with emancipatory goals either in dance undergraduation courses and other educational settings.

Author Biographies

Roberta Ramos Marques, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Brasil

Professora Doutora do Curso de Licenciatura em Dança da UFPE e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1996), mestrado (2000) e doutorado (2008) em Teoria da Literatura pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE. Em 2015, junto ao Coletivo Lugar Comum, do qual é membro desde 2011, desenvolveu o projeto de pesquisa artística Motim: o Riso como Ato Performativo e Biopotente, que resultou na performance Motim, realizada junto ao mesmo coletivo. Autora do livro "DESLOCAMENTOS ARMORIAIS: Reflexões sobre Política, Literatura e Dança Armoriais (2012); e organizadora e autora nos livros ACORDES E TRAÇADOS HISTORIOGRÁFICOS: a Dança no Recife" (2016) e “MOTIM: paisagens e memórias do riso” (2017). Performer e autora da reperformance Brasilogia, a partir das obras Shirtologie (Jérome Bel, 1997) e Le Sacre du Printemps (Xavier le Roy, 2007), em fricção com o contexto político do Brasil, em 2016. Autora dos artigos Performar e profanar os palcos da representação democrática em tempos de golpe: Reenactment, história, e modos de afetar e ser afetado na crise (Revista Pitágoras 500, ISSN 2237387X, 10a edição, 2016, Qualis B3; e coautora (juntamente a Liana Gesteira Costa) do artigo MOTIM: O 'PENSAMENTO RELACIONAL' DO RISO COMO CONTÁGIO EM UMA DRAMATURGIA DE PROCESSO, Revista Brasileira de Estudos da Presença, ISSN 2237-2660, Vol. 7, n. 1, jan/abr. 2017, pp. 71-98 (Qualis A2).

Fabiana Dultra Britto, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil

Docente da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, desde 2004 e Pró-Reitora de Extensão Universitária da UFBA, desde setembro/2014. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia entre 2006-11. Possui graduação em Licenciatura em Dança pela UFBA (1987), Mestrado em Artes pela USP (1993), Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2002), Pós-Doutorado em Arte Pública pela Bauhaus Universität Weimar (2009) e Estágio Sênior no Centre de Recherche sur L'Espace Sonore et L'Environnement Urbain - CRESSON-CNRS (2012). Desde 2006, lidera o grupo de pesquisa Laboratório Coadaptativo LabZat (contemplado pelo edital MCT/CNPq 50/2006 e MCTI/CNPq Universal 14/2014), onde atualmente coordena a pesquisa "Pesquisa e Dança: ambiências em fricção".

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Published

2018-11-29

How to Cite

MARQUES, R. R.; BRITTO, F. D. Reagencies of/in the present: Proposals for an embodied and affective dance historiography education. PÓS: Journal of the Arts Postgraduation Program at EBA/UFMG, Belo Horizonte, v. 8, n. 16, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/15593. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Articles - Thematic section